Celebridade
Aline Dias e Victor Sparapane são os protagonistas da novela vertical ‘Icônica: de Faxineira à Fashionista’

Uma nova novela vertical começará a ser gravada na próxima semana. O streaming Globoplay anunciou a sua nova novelinha, chamada ‘Icônica: de Faxineira à Fashionista’, que começa a ser gravada na segunda-feira, 23 de fevereiro.
A nova trama conta com o elenco principal formado por Aline Dias, Victor Sparapane, Anajú Dorigon e Gabb. O projeto tem estreia prevista em 2026, o roteiro é de Gustavo Reiz e a direção é de Roberta Richard.
Pensada para o consumo ágil e vertical, a novelinha é produzida pela Formata e contará com 50 episódios com duração máxima de dois minutos.
Vale lembrar que Aline Dias já é um rosto conhecido dos fãs de novela da Globo. Ela atuou em tramas como Malhação, Sangue Bom, O Tempo Não Para e Salve-se Quem Puder. Por sua vez, o ator Victor Sparapane é conhecido por atuar na novela vertical ‘A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário’.
Conheça a história da novelinha:
Na trama, Jussara (Aline Dias) é uma mulher simples, criativa e sonhadora. Trabalha como faxineira e carrega desde a infância um talento nato para a customização de roupas. Durante um desfile de moda, é confundida com uma modelo e conhece Giovani (Victor Sparapane), CEO da marca de grife ‘Icônica’, por quem ela se apaixona. Do outro lado, está Pietra (Anajú Dorigon), estilista ambiciosa e, também, sócia da empresa. Com a chegada de Jussara, ela se sente ameaçada e está disposta a sabotar seu caminho. No entanto, a enigmática Pitonisa (Gabb) reconhece a vocação de Jussara para o universo da moda e decide lapidar seu talento, tornando-se sua madrinha fashion e peça-chave para seu crescimento no segmento.
O que é novela vertical?
Ao contrário das novelas tradicionais da TV, esse formato aposta em capítulos curtos, gravados na vertical e pensados especialmente para serem assistidos pelo celular. Além disso, com episódios de cerca de dois minutos, as histórias mantêm um ritmo acelerado, com alto nível de drama e agilidade que garantem, portanto, a atenção do público nas plataformas digitais.
Como surgiram?
Muito antes de a Globo investir em microdramas feitos para o consumo em dispositivos móveis, o formato já fazia sucesso no exterior. Na China, por exemplo, essas produções despontaram a partir de 2018 e ganharam ainda mais força durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com informações do g1, os brasileiros começaram a ter contato com esse tipo de conteúdo em 2022, por meio de vídeos curtos que primeiro viralizaram no Kwai e, depois, se espalharam por redes como TikTok e X.
Leia também: Ex-atriz mirim de ‘Sonho Meu’ completa 39 anos de vida. Veja como ela está hoje em dia
