Connect with us

Moda

4 passeios de trem imperdíveis para fazer próximo a SP

Published

on


Sabia que é possível fazer passeios de trem turísticos bem pertinho da capital paulista? E o melhor: os preços são bem acessíveis ao bolso e podem ser feitos em família. Ideal para fins de semana ou feriados.

Composição do trem turístico entre Jaguariúna e Campinas
Composição do trem turístico entre Jaguariúna e Campinas – Divulgação/PMJ

As viagens acontecem em vagões estilizados –e históricos-, com serviço de bordo, atração musical e guia durante o trajeto.

Guararema

Com um percurso de 6,8 quilômetros, e passeios aos finais de semana, o Trem de Guararema encanta os turistas. A composição opera em um trecho da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil entre a Estação Central de Guararema, construída em 1891, e a estação da Vila Luís Carlos, de 1914.

Pelas janelas do vagão, os viajantes contemplam o belo verde que se apresenta durante o passeio que tem duração de duas horas. Em alguns pacotes há serviço de bordo incluso. É recomendado fazer reserva antes. Informações: www.tremdeguararema.com.br.

Salto e Itu

Entre Itu e Salto, o Trem da República conecta dois destinos históricos do interior paulista. O percurso de cerca de uma, também feito em vagões estilizados, respeitando as características históricas, utiliza a ferrovia como elemento central da experiência turística e contribui para a circulação de visitantes entre municípios com tradição cultural e relevância histórica.

O Trem da República é uma das trações de Itu, no interior de São Paulo
O Trem da República é uma das trações de Itu, no interior de São Paulo – Juca Ferreira/Divulgação

Embarcar neste trem é fazer uma imersão sobre o nascimento da república brasileira.

A experiência de viajar nestes vagões começa muito antes de o trem entrar em movimento. As estações de Itu e Salto, restauradas e preservadas, funcionam como portais para o ano de 1873. Foi ali, na região, que a famosa Convenção de Itu plantou as sementes que derrubariam o Império anos mais tarde.

Dentro do vagão, os turistas são estimulados a interagirem com atores caracterizados como figuras do século 19 que circulam pelos corredores. Para informações e reservas, acesse: www.tremdarepublica.com.br.

Maria Fumaça Jaguariúna-Campinas

Quem resiste ao som de uma Maria Fumaça? Ao embarcar em uma composição em Campinas, os viajantes contemplam uma operação turística com locomotivas centenárias e a vapor. São várias opções de passeios, de “open” café da manhã e almoço à happy hour.

A iniciativa integra ações de preservação do patrimônio ferroviário e amplia a oferta de atrativos turísticos na Região Metropolitana de Campinas. Para informações e reservas, acesse www.mariafumacacampinas.com.br.

Expresso Turístico CPTM (Paranapiacaba)

Mais do que um meio de transporte, o Expresso Turístico da CPTM consolidou-se como um museu dinâmico sobre trilhos. Operando com composições que remontam a meados do século 20, o serviço oferece aos passageiros a oportunidade rara de vivenciar a era de ouro das ferrovias paulistas, unindo a capital a destinos históricos como Jundiaí e a vila ferroviária de Paranapiacaba.

O trem do Expresso Turístico que realiza passeios até Paranapiacaba
O trem do Expresso Turístico que realiza passeios até Paranapiacaba – divulgação/CPTM

Durante o trajeto, a paisagem urbana dá lugar ao verde das serras, narrando a história da expansão ferroviária, essencial para o desenvolvimento econômico de SP. Para quem deseja embarcar nesta jornada no tempo, as informações e reservas estão disponíveis no portal oficial da CPTM.

Passaporte ferroviário

O governo de São Paulo lançou no ano passado um passaporte voltado ao turismo ferroviário com o objetivo de estimular viagens de trem pelo estado e valorizar a memória das ferrovias. Gratuito, o documento funciona como um guia de bolso que reúne trajetos históricos, museus e experiências ligadas aos trilhos, além de oferecer benefícios aos participantes.

A proposta é que o viajante registre seus dados e colecione carimbos a cada passeio realizado, em um formato semelhante ao de um passaporte tradicional. Ao apresentar o material nas atrações credenciadas, o visitante pode obter descontos de até 20% em bilhetes e atividades turísticas.

O roteiro inclui cerca de 14 experiências em 12 cidades paulistas. Além dos passeios de trem, também fazem parte do circuito espaços culturais e museus ferroviários.

Segundo a Secretaria de Turismo do estado, a iniciativa busca resgatar a cultura das viagens de trem, diversificar a oferta turística e movimentar a economia regional, incentivando visitas a destinos menos explorados. O passaporte pode ser baixado pela internet e impresso pelo próprio viajante, que passa a utilizá-lo nas viagens.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade