Celebridade
Aos 41 anos, ex-atriz da Globo largou tudo no Brasil para viver história de amor na vida real

Os fãs da teledramaturgia brasileira no início dos anos 2000 se lembram bem do rosto de uma das atrizes mais conhecidas da época. Ela ficou famosa ao interpretar uma vilã em Malhação no ano de 2005 e chamava a atenção com seu belos olhos azuis e cabelos castanhos. No entanto, ela sumiu da telinha há 13 anos por um motivo especial: uma história de amor na vida real.
A atriz se afastou do Brasil em 2012, após atuar na novela Balacobaco, da Record, e foi viver um amor em Portugal. Agora, ela voltou ao Brasil e relembrou sua decisão de largar tudo de sua carreira.
Joana Balaguer é a atriz que teve a coragem de deixar a carreira de lado para construir uma família com seu grande amor, o empresário português Paulo Miguel Palha de Souza. Os dois tiveram dois filhos enquanto estavam no exterior e decidiram voltar ao Brasil em 2025.
A história de amor
Em um relato nas redes sociais, Balaguer relembrou sua decisão de pausar a carreira no Brasil para viver o seu amor. “Anos atrás, eu larguei tudo por amor. Eu me apaixonei por um português. A gente casou, e chegou a hora dele voltar para Portugal. E aí veio a decisão que mudaria tudo. E o mais curioso é que eu sempre fui muito independente. Sempre trabalhei demais e corria atrás das minhas coisas. Mas ali eu senti que era hora de construir outra coisa: uma família”, disse ela.
E completou: “Fui embora! Moramos em Portugal, depois na África, depois na Austrália. Nesse caminho, engravidei duas vezes e fiquei 13 anos fora do Brasil. Durante esses anos, eu vivi muitas versões de mim. Fui atriz, empreendi, fui mãe, fui dona de casa… Talvez eu tivesse feito grandes papeis ficando no Brasil. Mas talvez não tivesse feito o maior papel da minha vida, que é ser mãe. A vida acontece no novo… E eu sou muito feliz por ter me permitido viver isso tudo”.
A volta ao Brasil
Em 2025, Joana Balaguer e sua família voltaram ao Brasil após o pai dela ser diagnosticado com câncer no pulmão e morrer pouco tempo depois. Ela ficou ao lado dele até o fim e resolveu se mudar para a cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, com o marido e os filhos.
Por aqui, ela criou um podcast e também um eventos de coworking para empresários. “Eu sou atriz, comunicadora e empresária. Nunca pensei em ficar apenas como dona de casa, que é um trabalho muito difícil, inclusive. Eu amo falar, me expressar, dar voz a outras mulheres”, disse ela ao Jornal O Globo.
Leia também: Veja como estão 10 estrelas brasileiras que sumiram da TV e foram morar no exterior
- história de amor
- Joana Balaguer
