Celebridade
Christiane Torloni homenageia Manoel Carlos: ‘Cumpriu lindamente o seu legado’

Christiane Torloni usou as redes sociais neste domingo, 11, para falar sobre Manoel Carlos (1933-2026), que morreu neste último sábado, 10, aos 92 anos.
Em seu perfil oficial, a atriz compartilhou um vídeo exaltando o talento do autor e também agradeceu por ser uma das ‘Helenas’ dele. Ela foi a protagonista da novela Mulheres Apaixonadas (2003), sendo a sexta Helena de Maneco.
“Oi, meus queridos. Domingo, um dia luminoso, quente. Um dia de despedida. Nosso maneco partiu, deixando mais um rombo nesse coração que parece aqueles queijos, cheio de buraquinho assim, sabe? Deixando um rombo enorme na nossa cultura, na nossa televisão”, iniciou.
“Maneco, que foi esse grande gênio da dramaturgia brasileira. Um homem que me presenteou de muitas maneiras. Primeiro com a presença dele, amigo dos meus pais, como ele foi. E depois já na carreira, me oferecendo um papel de filha da Lilian Lemmertz (1937-1986), que foi a primeira Helena. No rol das grandes Helenas que viriam. E depois no futuro me oferecendo um papel definitivo na minha vida que foi a Helena de Mulheres Apaixonadas”, acrescentou.
Em seguida, a atriz recordou o convite para interpretar a personagem Helena. “O Maneco mudou o meu destino. Eu tava fazendo uma peça, ia fazer outra novela, ele mandou me chamar. Manda a Cristiane vir para Nova York, que eu tenho que conversar com ela. Local de encontro: Central Park. Caminhamos pelas ruas de Nova York, sentamos no parque, conversamos e eu perguntava: “Mas por que eu?” E ele dizia com aquela voz linda, fuerte: “Não é que eu mereço, a sua vida te define, te autoriza, a sua Helena representará muitas Helenas que estão por aí, anti-heroínas, uma Helena humana, anti-heroína. Ser heroína é desumano”. Aliás, ser herói é desumano. E ele como ninguém foi o cronista de tantas almas, um grande humanista”, contou.
Christiane também deixou um recado para a família. “Deixo aqui o meu beijo enorme para Bete, para Julinha, para família que vai sentir uma enorme saudade desse homem tão amoroso, tão carinhoso, com os amigos. E os presentes lindos que ele me deu durante a novela, escrevendo cartas lindas, livros de arte, ele escrevia com caneta-tinteiro. E esse sabor raro e definitivo de você como atriz, saber que você foi musa durante um tempo, porque ele fazia com que eu tivesse certeza que ele tava escrevendo aquela Helena para mim.”
“Então, deixo aqui o meu beijo amoroso, cósmico, nessa alma que tá evolando para um lugar pleno de liberdade onde ele vai encontrar os meninos que ele perdeu e um dia a gente vai estar sentado, como diz a minha mãe, no céu da boa gente, batendo palma, rindo, provavelmente tomando um bom champanhe, dizendo como a vida foi boa para nós. Vai Maneco, você cumpriu lindamente o seu legado. Muito obrigada por você ser”, finalizou.
Confira o vídeo:
O nome da atriz Christiane Torloni começou a circular na web como possível participante do Camarote do BBB 26. Em nota à revista Quem, a equipe da artista negou a informação, afirmando que a suposta participação de Torloni no reality “não faria sentido”.
“Não sei de onde saiu isso, mas não preciso nem consultar Christiane Torloni”, afirmou a representante da artista. A especulação começou após a página Realitys Comentei, no X, antigo Twitter, publicar que a atriz estaria confirmada no grupo Camarote do BBB 26. Saiba mais!
Leia também: Famosos lamentam a morte do autor Manoel Carlos
