Celebridade
Morte em jaula de leoa: Laudo do IML revela novos detalhes do que aconteceu

A morte de um homem em uma jaula de uma leoa comoveu os brasileiros nesta semana. Ele invadiu a área do animal selvagem em um zoológico de João Pessoa, na Paraíba, e foi atacado pelo bicho.
Nesta terça-feira, 2, o IML (Instituto Médico Legal) divulgou o resultado do laudo preliminar sobre a morte do homem. O documento informou que ele morreu em decorrência de uma mordida no pescoço, que ele fez ele sofrer um choque hemorrágico por causa do perfuramento dos vasos cervicais.
O laudo ainda revelou que o animal apenas atacou o homem por causa do estresse da invasão e que não comeu o corpo dele.
Como a invasão aconteceu?
O homem morto é Gerson, de 19 anos. De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, ele tinha transtornos mentais e escalou uma parede de seis metros de altura com grades de proteção para entrar na jaula da leoa.
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara informou que a leoa não será sacrificada porque é um animal saudável e com bom comportamento. A situação da morte do homem foi um episódio de invasão e que não define o comportamento do animal.
Comunicado oficial sobre a leoa
Em um comunicado oficial, o zoológico informou que a leoa está sendo acompanhada pelos veterinários.
“A Leona, a leoa do Parque Arruda Câmara, está bem e continuará recebendo todos os cuidados necessários.
Após o incidente, ela foi imediatamente avaliada pela equipe técnica e segue em observação e acompanhamento contínuo, já que passou por um nível elevado de estresse. É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia. A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados. A equipe da Bica, médicos veterinários, tratadores e técnicos está dedicada integralmente ao bem-estar da Leona, garantindo que ela fique bem, se estabilize emocionalmente e retome sua rotina com segurança”, informaram.
