Celebridade
Rabanne segue o caminho da leveza e do verão luminoso em nova coleção; confira

Em uma temporada em que muitas maisons ainda parecem digerir as suas próprias transições internas, o estilista francês Julien Dossena (43) decidiu seguir o caminho da leveza convicta. Enquanto o noticiário insiste em tensionar o mundo, ele aposta na ideia quase utópica de um verão luminoso, em que a roupa funciona como um lembrete de respiro, como uma espécie de resistência visual às inseguranças ao redor.
O desfile da Rabanne foi todo construído na ideia de um universo submerso, naqueles instantes de silêncio absoluto que só a água oferece. Essa suspensão metafórica é vista na coleção por meio das cores banhadas de sol em tons apastelados que parecem filtradas por uma lente marítima e dos brilhos que piscam como o reflexo do mar iluminado. Não é surpresa que Dossena, criado perto da costa, carregue o mar como repertório emocional.
A aparência descontraída do resultado ofusca a engenharia cuidadosa e elaborada por trás de tudo. Peças inspiradas em trajes de banho vintage surgem reinterpretadas com um rigor digno de alta-costura. Tops que lembram folhas tropicais, saias que flutuam em pequenas ondas, calças capri cobertas por drapeados assimétricos que evocam os vestidos de coquetel de décadas passadas.
Leia também: Louis Vuitton explora a redescoberta do prazer de vestir em nova coleção
Há humor, há graça, há o desejo explícito de brincar com a feminilidade até que ela se torne quase infantil, mas sempre elegante. Metalizados, cristais e ornamentos assumem um papel central para recordar que a Rabanne nasceu da experimentação radical. Dossena, no entanto, não tenta reviver o estilista espanhol-francês Paco Rabanne (1934–2023), mas reforça sua ideia de que a ousadia pode, sim, ser suave e divertida.
Em um calendário em que a imagem do futuro é frequentemente imaginada em cinza e em ângulos mais rígidos, a Rabanne de Julien Dossena surge como uma espécie de convite singelo ao otimismo. O futuro, aqui, está nos pequenos prazeres.
