Connect with us

Música

O filme de Martin Scorsese que inspirou tentativa de assassinato do ex-presidente Ronald Reagan

Published

on


O documentário O Lendário Martin Scorsese revela muitas passagens impressionantes da vida e carreira do diretor Martin Scorsese (Os Bons Companheiros), e uma delas atravessou a fronteira entre a fantasia e a vida real de forma violenta, culminando na trama da tentativa de assassinato do ex-presidente Ronald Reagan.

Em 30 de março de 1981, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, quase perdeu a vida quando um jovem atirador de nome John Hinckley Jr. decidiu se inspirar em uma obra de Martin Scorsese: ele queria reproduzir uma cena de Taxi Driver — filme no qual Robert De Niro (Cabo do Medo) é um veterano da Guerra do Vietnã que reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação.

Assim como o Travis Bickle de De Niro, Hinckley se tornou obcecado por Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) a ponto de seguir os passos da atriz pelos EUA. Em 1980, ele mudou-se para Yale apenas porque a atriz estudava lá. Enviou centenas de cartas, telefonou duas vezes para ela e, mesmo rejeitado, acreditava que precisava realizar um “grande gesto” para conquistá-la. Inspirado por Bickle, Hinckley passou a perseguir figuras políticas reais, começando pelo presidente Jimmy Carter — chegando a ficar a menos de um metro dele antes de ser detido em Nashville em 1980. Meses depois, sua alucinação mudou de alvo: Ronald Reagan.

Hinckley registrou seus planos em cartas enviadas à própria Foster, que mais tarde seriam entregues à polícia. “Há uma possibilidade definitiva de que irei morrer na minha tentativa de pegar Reagan… eu te amo muito”, escreveu, convencido de que o atentado provaria sua devoção. Ele chegou a enviar uma carta anônima para o próprio Scorsese, conforme revelado no documentário, ameaçando o diretor caso Jodie Foster vencesse o Oscar “pelo que ele a fez passar em Taxi Driver“.

No dia 30 de março de 1981, diante do Hotel Hilton, em Washington, o plano tornou-se tragicamente real. Hinckley disparou seis vezes contra o presidente, ferindo Reagan e outras três pessoas. O assessor James Brady sofreu danos cerebrais permanentes. Reagan só sobreviveu porque a bala que perfurou seu pulmão esquerdo não atingiu o coração por poucos centímetros.

Hinckley foi preso imediatamente. O veredicto do julgamento, em 1982, chocou os Estados Unidos: ele foi considerado “não culpado por motivo de insanidade” e enviado ao hospital psiquiátrico St. Elizabeth’s. Permissões supervisionadas começaram em 1999, e em 2022 ele foi finalmente libertado.

O Lendário Martin Scorsese está disponível com seus 5 episódios no catálogo do Apple TV+, assista ao trailer:

LEIA TAMBÉM: O filme que salvou Martin Scorsese de uma overdose quase fatal


Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade