Música
Tom Cruise recebe Oscar honorário: ‘Fazer filmes não é o que eu faço, é quem eu sou’

Tom Cruise agora é o orgulhoso vencedor de um prêmio da Academia. O ator de Missão Impossível recebeu um Oscar honorário no domingo à noite no Governors Awards, fazendo um discurso emocionante que prestou homenagem à sua história com o cinema.
O prêmio foi apresentado pelo cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu, que está dirigindo Cruise em um filme próximo com lançamento previsto para outubro. Esta é a primeira estatueta do Oscar de Cruise, embora ele já tenha sido indicado quatro vezes anteriormente, incluindo para Melhor Ator por Nascido em 4 de Julho (1989) e Jerry Maguire: A Grande Virada (1996).
“O cinema me leva ao redor do mundo”, Cruise disse à plateia (via Variety). “Ele me ajuda a apreciar e respeitar as diferenças. Ele também me mostra nossa humanidade compartilhada, o quanto somos parecidos de tantas, tantas maneiras. E não importa de onde venhamos, naquela sala de cinema, rimos juntos, sentimos juntos, esperamos juntos, e esse é o poder desta forma de arte. E é por isso que importa, é por isso que importa para mim. Então, fazer filmes não é o que eu faço, é quem eu sou”.
O ator também refletiu sobre seu amor pelo cinema, que “começou muito cedo”. Ele se lembrou de fazer o que podia para entrar no cinema e assistir aos filmes.
@deadline A standing ovation for #TomCruise as he receives his honorary #Oscar at the #GovernorsAwards ♬ original sound – Deadline
“Eu era apenas uma criança pequena em um cinema escuro, e me lembro daquele feixe de luz que simplesmente cortava a sala, e me lembro de olhar para cima, e parecia explodir na tela”, ele recordou. “De repente, o mundo era muito maior do que aquele que eu conhecia. E culturas inteiras e vidas e paisagens se desdobraram diante de mim, e isso despertou algo. Despertou uma fome por aventura, uma fome por conhecimento, uma fome de compreender a humanidade, de criar personagens, de contar uma história, de ver o mundo. Abriu meus olhos. Abriu minha imaginação para a possibilidade de que a vida poderia se expandir muito além dos limites que eu então percebia em minha própria vida. E aquele feixe de luz despertou um desejo de abrir o mundo, e eu tenho seguido isso desde então”.
Ele acrescentou em conclusão: “Quero que vocês saibam que farei tudo o que puder por esta forma de arte, para apoiar e defender novas vozes, para proteger o que torna o cinema poderoso. Espero que sem muitos ossos quebrados a mais”.
Here’s how Tom Cruise ended his honorary Oscar acceptance speech pic.twitter.com/cX3nNVGLHJ
— Kyle Buchanan (@kylebuchanan) November 17, 2025
No início deste ano, Cruise lançou o que seria o filme final da franquia Missão Impossível, Missão: Impossível — Acerto de Contas Final (2025). Em maio, o ator recebeu o BFI Fellowship do British Film Institute, a mais alta honra da organização. Durante um evento intitulado Tom Cruise em Conversa, Cruise admitiu que ainda há coisas em sua lista de desejos cinematográficos.
“Definitivamente musicais”, disse Cruise quando perguntado sobre o que ele quer fazer a seguir como ator. “Drama, ação, aventuras. É infinito. Meus objetivos são infinitos”.
Junto com Cruise, a Academia também presenteou com Oscars honorários Dolly Parton, Debbie Allen e Wynn Thomas.
+++LEIA MAIS: Que diabos está acontecendo em ‘Para Sempre Minha’?
+++LEIA MAIS: Chadwick Boseman receberá estrela póstuma na Calçada da Fama de Hollywood
