Connect with us

Música

O verdadeiro motivo que fez Lady Gaga cancelar show no Brasil em 2017

Published

on


Em setembro de 2017, Lady Gaga cancelou o show que faria no Brasil. Ela era a atração principal do primeiro dia do festival Rock in Rio, e a desistência ocorreu na véspera da apresentação. Na rede social X, seu pronunciamento virou meme: “Brazil, I’m devastated” (em tradução livre, “Brasil, estou devastada”), escreveu a cantora, em pedido de desculpas aos fãs que a aguardavam.

Na época, o motivo oficialmente divulgado foi uma forte crise de fibromialgia, condição que causa dores crônicas e fadiga severa, impossibilitando a cantora de viajar e se apresentar. Porém, oito anos depois, Gaga revelou o verdadeiro motivo de sua ausência: ela estava passando por um surto psicótico.

Em entrevista à Rolling Stone, ela narrou os detalhes desse período. Seu disco anterior, Artpop (2013), tinha recebido uma crítica hostil: as vendas diminuíram drasticamente, e Gaga enfrentou a primeira reação negativa de sua carreira. Segundo a cantora, ela já vivia um momento fragilizado, pois reprimia um grande trauma desde os 19 anos, quando foi estuprada por um produtor musical.

Durante as filmagens do longa Nasce Uma Estrela (2018), em 2017, a situação se agravou. Apesar de vencer Globos de Ouro e um Oscar pela produção, sua saúde mental estava se deteriorando. “Fiz Nasce Uma Estrela tomando lítio”, afirmou. Este medicamento é normalmente indicado para transtornos como depressão grave e bipolaridade.

“Um dia, minha irmã me disse: ‘Não vejo mais minha irmã’”, conta. “E eu cancelei a turnê. Fui internada em um hospital psiquiátrico. Precisava de um tempo”. Além do show em território nacional, Gaga cancelou outras nove apresentações da turnê de seu quinto álbum de estúdio, Joanne.

“Eu não conseguia fazer nada… Entrei em colapso total. Foi realmente assustador. Houve um momento em que achei que não conseguiria melhorar”, lamenta. “Me sinto muito sortuda por estar viva. Sei que pode soar dramático, mas sabemos como isso pode terminar”.

A recuperação

Segundo Gaga, um grande pilar para a sua reestruturação foi o relacionamento com seu noivo, o empresário Michael Polansky. “Estar apaixonada por alguém que se importa com a verdadeira eu fez toda a diferença”, disse.

Porém, ela aponta que trabalhar aspectos de sua individualidade foi crucial nesse processo. “Como você aprende a ser você mesma com alguém quando não sabe como ser você mesma sozinha?”. Após uma trajetória longa e turbulenta, hoje Gaga afirma que encontrou essa resposta, e se considera uma pessoa “saudável e completa”.

Em março de 2025, ela lançou Mayhem, um dos maiores álbuns de sua carreira — que foi indicado a sete Grammys, incluindo Álbum do Ano. “Foram meses e meses e meses redescobrindo tudo o que eu havia perdido”, disse. “Honestamente, acho que é por isso que se chama Mayhem (em português, caos). Porque o que foi preciso para recuperá-la foi uma loucura.”

Gaga contou que sente uma grande diferença nessa turnê em relação à anterior, de Joanne (Gaga previa uma turnê de Chromatica, de 2020, mas ela não ocorreu devido à pandemia). “Não sou mais viciada em adrenalina. Eu costumava adorar essa sensação”, explica.

Apesar de ainda enfrentar dificuldades nos palcos e com sua saúde mental — ela relatou que “nos primeiros 90 segundos [do show] preciso me controlar para não ter um ataque de pânico” —, a artista preza hoje por uma vida mais equilibrada, e canaliza muitas de suas emoções e batalhas pessoais na música. Todo o espetáculo de Mayhem, segundo ela, representa uma disputa entre as diferentes versões de si mesma.

“Acho que me sinto mais tranquila em relação a tudo isso. Tipo, eu sou Lady Gaga. Sabe, essa ideia de que precisa ser algo específico? Acho que é uma velha história que eu contava para mim mesma. E não me importo mais com o que as pessoas dizem. Sou apenas eu.”

Seu noivo, Polansky, é um de seus principais parceiros criativos, e é creditado junto com ela como um dos diretores criativos e produtores executivos da turnê. “Eu acreditava em sofrer pela arte. Eu acreditava nisso de uma forma muito real. Era quase sincero e doce, mas na verdade não era saudável para mim.”

Depois de tantos anos de frustração dos brasileiros, Gaga pode recompensar seus fãs com um show histórico em março de 2025 em Copacabana, no Rio de Janeiro. Este foi o maior espetáculo da carreira da cantora: o público foi estimado em 2,1 milhões de pessoas (segundo O Globo) e trouxe 600 mil turistas à cidade.

“Estou tão honrada de estar aqui com vocês. Meu coração está transbordando. Me sinto sortuda e profundamente grata. Hoje estamos fazendo história, mas ninguém faz história sozinho. Sem todos vocês, o povo incrível do Brasil, eu não teria esse momento. Obrigada por fazerem história comigo”, disse no palco.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2026: veja a lista completa dos indicados


Gabriela Nangino (@gabinangino)

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade