Connect with us

Música

James Van Der Beek vende itens de ‘Dawson’s Creek’ para financiar tratamento de câncer

Published

on


Em 2023, James Van Der Beek foi diagnosticado com câncer colorretal em estágio três. Ele compartilhou sua jornada de tratamento em novembro de 2024 e relatou que estava vivendo um momento de choque, pois não possuía histórico familiar da doença e se considerava saudável — mantendo um estilo de vida ativo e dieta equilibrada.

O ator americano ganhou fama internacional por protagonizar Dawson’s Creek (1998–2003), série de TV que se tornou um verdadeiro fenômeno cultural na virada do milênio. A produção foi o modelo inspirador de outras grandes séries adolescentes da época, como One Tree Hill (2003-2012) e The O.C. (2003-2007).

Depois, Van Der Beek atuou no seriado Don’t Trust the B***** in Apartment 23 e em longas como Varsity Blues (1999) e Regras da Atração (2002). Ele também fez uma participação recente na série de comédia aclamada pela crítica Overcompensating, que chegou à Amazon Prime Video em maio de 2025.

Agora, o ator anunciou que está vendendo itens de seus projetos mais famosos para cobrir os custos da luta contra o câncer. Os produtos de seu acervo pessoal irão para o Leilão de Memorabilia de Inverno da Propstore, que ocorre entre 5 e 7 de dezembro em Londres.

Entre os objetos mais cotados estão o colar que o personagem de Van Der Beek (Dawson Leery) deu de presente para Joey Porter (Katie Holmes) em Dawson’s Creek. Seu valor é estimado em US$ 50 mil. O figurino do personagem do episódio piloto de 1998, uma camisa branca e calça bege, também estarão à venda, e esperam alcançar US$ 4 mil (segundo informações do The Hollywood Reporter).

Da coleção da série, o ator ainda incluiu a camisa de flanela que usou em diversos episódios e itens decorativos do cenário do quarto de Dawson. O personagem era um grande fã de Steven Spielberg, e possuía relíquias como um kit do Indiana Jones e um boneco do E.T. O Extraterrestre.

De Varsity Blues, filme de futebol americano colegial, Van Der Beek está leiloando um par de chuteiras e um boné.

“Venho guardando esses tesouros há anos, esperando o momento certo para fazer algo com eles, e com todas as reviravoltas inesperadas que a vida me apresentou recentemente, ficou claro que a hora é agora”, afirmou em comunicado. “Embora eu sinta um pouco de nostalgia ao me desfazer desses itens, é gratificante poder oferecê-los por meio do leilão da Propstore para compartilhar com aqueles que apoiaram meu trabalho ao longo dos anos.”

A luta contra o câncer

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Van Der Beek contou sobre os momentos difíceis que viveu nos últimos anos. Segundo o ator, o diagnóstico impactou significativamente seu papel como marido e pai. “Eu estava afastado para tratamento, então não podia mais ser um marido presente para minha esposa. Não podia mais ser um pai que buscava meus filhos, os colocava para dormir e estava presente para eles. Não podia ser o provedor da família porque não estava trabalhando”, disse (via Oncodaily).

Ele enfatizou o impacto emocional do câncer e reforçou a importância do apoio familiar para o seu bem-estar mental. Van Der Beek também lamentou ter ignorado alguns sintomas — como mudanças nos hábitos intestinais — e desconhecer a idade correta para iniciar exames de rotina (45 anos, que ele acreditava ser 50).

Hoje, aos 48 anos, o ator é um grande ativista na conscientização sobre o câncer, e têm utilizado suas redes sociais para ampliar o conhecimento sobre o assunto. “Sinto que é uma grande parte do meu processo de cura espalhar a palavra e ajudar qualquer pessoa que eu puder a não passar pelo que eu passei”, disse ao Healthline (via g1) em agosto de 2025.

Apesar de Van Der Beek não ter divulgado publicamente, os tratamentos típicos para câncer colorretal são cirurgia, quimioterapia e terapia nutricional, devido aos problemas digestivos associados à condição. Seu tumor foi diagnosticado como localizado, cujo prognóstico é relativamente otimista: de acordo com a Sociedade Americana do Câncer, a taxa de sobrevida de cinco anos é acima de 90%.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre ‘Disclosure’, novo filme de Steven Spielberg


Gabriela Nangino (@gabinangino)

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade