Connect with us

Música

O gênero cinematográfico que é ‘o heavy metal dos filmes’, segundo Tarantino

Published

on


Música e cinema dialogam, obviamente, mas a ponto de terem gêneros específicos que se correspondem diretamente? Para o diretor americano Quentin Tarantino, sim.

Cineasta aclamado por filmes já considerados clássicos, como Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction (1994) e Bastardos Inglórios (2009), Tarantino considera que há uma relação possível entre o gênero de ação e o heavy metal.

Segundo o diretor, a teoria partiu, na verdade, de um amigo. Mas ele tende a concordar. Assim como filmes de ação não costumam receber os devidos méritos, o heavy metal também é um estilo majoritariamente subestimado por “especialistas” em música.

Além disso, Tarantino desenvolve uma proximidade entre o público consumidor dos dois gêneros. Em declaração à revista Premiere na década de 1990 (via Far Out Magazine), ele argumentou:

“Um amigo meu disse que os filmes de ação são o heavy metal do cinema, e ele não está tão longe da verdade. Os filmes de ação se tornaram o carro-chefe dos jovens cinéfilos do sexo masculino e não têm o ‘selo de aprovação’ da revista Good Housekeeping. Mesmo um filme de ação mediano tem algumas boas sequências que você pode apreciar até certo ponto.”

Quentin Tarantino em 2025 (Foto: Lionel Hahn/Getty Images)
Quentin Tarantino em 2025 (Foto: Lionel Hahn/Getty Images)

Quentin Tarantino e os filmes de ação

Apesar de não ser um cineasta “de ação” propriamente dito, Quentin Tarantino mesmo já fez filmes que bebem na fonte de clássicos do gênero, com sequências repletas de violência e adrenalina.

São os casos, por exemplo, dos dois volumes de Kill Bill (2003 e 2004), À Prova de Morte (2007) e Era uma Vez em… Hollywood (2019). Nesses longas-metragens, Tarantino pelo menos resvala em algumas características que tanto admira nos filmes de ação.

Seu próximo trabalho, aliás, deve ser a continuação de Era uma Vez em… Hollywood. A sequência, intitulada The Continuing Adventures of Cliff Booth, terá Brad Pitt de volta ao papel do longa anterior. Tarantino assina o roteiro. A direção ficará a cargo de David Fincher.

+++ LEIA MAIS: Os únicos 7 filmes perfeitos da história, segundo Quentin Tarantino
+++ LEIA MAIS: Tarantino elege os filmes que definem sua carreira: ‘nasci para fazer’, ‘obra-prima’ e ‘favorito’
+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a sequência de ‘Era Uma Vez em… Hollywood’, com Brad Pitt


Guilherme Gonçalves

Guilherme Gonçalves é jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e atua no jornalismo esportivo desde 2008. Colecionador de discos e melômano, também escreve sobre música e já colaborou para veículos como Collectors Room, Rock Brigade e Guitarload. Atualmente, é redator em IgorMiranda.com.br, revisa livros das editoras Belas Letras e Estética Torta e edita o Morbus Zine, dedicado a resenhas de death metal e grindcore.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade