Connect with us

Celebridade

Médico esclarece tremores nas mãos de Jahde Borg após esclerose múltipla: ‘Nem sempre zera’

Published

on

Jahde Borg (29), ex-Corrida das Blogueiras, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em dezembro do ano passado devido à esclerose múltipla (EM). O diagnóstico veio logo após sua passagem pelo reality do canal Diva Depressão e surpreendeu muita gente por conta da idade da influenciadora.

Quase um ano depois da internação e do tratamento, a Borg conseguiu recuperar boa parte dos movimentos e, atualmente, está mais independente. No entanto, ela recentemente compartilhou um vídeo nas redes sociais em que confessa ter as mãos trêmulas, como consequência da doença incurável.

CARAS Brasil entrevista Dr. Wandyk Alisson, médico integrativo, que explica o motivo de o problema persistir depois de meses de acompanhamento especializado. “O tremor surge quando as lesões comprometem o cerebelo e suas conexões (cerebelo–tálamo–córtex), que refinam a coordenação fina. Por isso, o tremor da EM costuma ser de ação (ao mover) e de intenção (ao alcançar um alvo), muitas vezes acompanhado de outros sinais cerebelares”, afirma.

Segundo o especialista, existe a possibilidade de melhora clínica no quadro da ex-participante de Corrida das Blogueiras. Isso pode ocorrer quando está associado a um surto inflamatório recente. “O controle da inflamação reduz o sintoma. A conduta inclui: corticosteroide de alta dose no surto (ex.: metilprednisolona), reabilitação (fisioterapia/terapia ocupacional, treino de coordenação, pesos distais, estratégias de tarefa). Opções farmacológicas adjuvantes (p. ex.: propranolol, primidona, topiramato); casos selecionados: toxina botulínica; refratários e muito graves: estimulação cerebral profunda. Nem sempre zera, mas costuma ser controlável”, diz.

O que é esclerose múltipla (EM)?

A EM é uma doença autoimune do sistema nervoso central em que células do sistema imune atacam a mielina e, por vezes, o próprio axônio. Isso produz inflamação e “cicatrizes” (lesões) no cérebro/medula, dificultando a condução elétrica e gerando sintomas como visão turva, formigamento, desequilíbrio, fadiga e tremor. O objetivo do tratamento moderno é reduzir surtos, novas lesões e progressão com terapias modificadoras da doença.

VEJA PUBLICAÇÃO RECENTE DE JAHDE BORG:


Dr. Wandyk Alisson

Dr. Wandyk Allison é médico (CRM 38563) especialista em reposição hormonal e medicina integrativa. É formado em Medicina pela Universidade do Vale do itajai – Univali e Pós-graduado em Endocrinologia , Metabologia, Nutrição Clínica e Fisiologia do Exercício.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade