Celebridade
Jornais ingleses reagem à ação policial no RJ antes da chegada de príncipe William à cidade

O príncipe William está com viagem marcada para o Rio de Janeiro no início de novembro para participar de um evento na cidade. No entanto, a vinda dele gerou preocupação internacional após a megaoperação policial nas comunidades Penha e Alemão por ordem do governo estadual do Rio de Janeiro. A ação deixou mais de 100 pessoas mortas e paralisou a cidade na última terça-feira, 28. Com a notícia de que foi operação mais letal da história do RJ, a imprensa internacional repercutiu o caso e associou com a viagem do herdeiro do trono britânico.
Nesta quarta-feira, 29, vários jornais e tabloides ingleses publicaram reportagens em seus sites sobre o que aconteceu no Rio de Janeiro apenas alguns dias antes da chegada do príncipe William, que é o primeiro nome na linha de sucessão do trono do Reino Unido. As publicações destacaram o “banho de sangue no Brasil” pouco antes da viagem do príncipe, falaram sobre as mortes de brasileiros e os confrontos entre policiais e gangues.
O jornal The Sun disse: “As cenas de horror ocorreram poucos dias antes o Rio de Janeiro sediar um evento global relacionado à cúpula das Nações Unidas. Uma das personalidades mais importantes presentes será o futuro Rei da Inglaterra, príncipe William. […] Ainda se espera que William compareça, apesar do derramamento de sangue”. Por sua vez, o jornal The Guardian definiu o conflito que paralisou o Rio de Janeiro como: “pior dia de violência no Rio em meio a operações policiais em favelas”.
O tabloide Daily Mail relatou: “Dezenas de corpos foram encontrado estendidos nas ruas de uma favela brasileira após a polícia matar mais de 60 pessoas em uma operação contra uma gangue, poucos dias antes da visita do príncipe William ao país”.
Por fim, segundo o tabloide The Mirror, a chegada do príncipe William ao Brasil em meio ao conflito gera preocupação com a segurança dele. Inclusive, a publicação destacou que a segurança do príncipe já está com planos de ser reforçada após os acontecimentos desta semana. “Com a chegada do Príncipe William e outras autoridades ao Rio para a cerimônia, a segurança já estava reforçada. Mas, após o derramamento de sangue sem precedentes durante os violentos confrontos entre gangues, o governo mobilizou milhares de policiais e militares. Todos os olhares estarão voltados para o Rio enquanto William estiver lá, e há uma preocupação genuína de que a violência volte a eclodir durante sua estadia no Brasil“, informaram.




Quando o príncipe William chega ao Brasil?
De acordo com o jornal Valor Econômico, o príncipe William deve chegar ao Brasil no dia 3 de novembro. Ele ficará no Rio de Janeiro até o dia 5 de novembro, que é quando acontecerá a cerimônia de premiação do Earthshot Prize, que foi criado por ele para premiar ações ambientais e de sustentabilidade. Logo depois, ele viajará para Belém, no Pará, para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 como representante do seu pai, o Rei Charles III.
Leia também: Príncipe William e Kate Middleton tentam expulsar Andrew e Sarah Ferguson do Royal Lodge
- ação policial
- principe william
