Celebridade
Miguel Falabella comenta polêmica envolvendo Mateus Solano: “Se eu”

Miguel Falabella se pronunciou sobre a polêmica envolvendo Mateus Solano, que viralizou após retirar o celular de uma espectadora durante a peça O Figurante, apresentada em Santa Rosa (RS), no último dia 14 de outubro.
Em entrevista ao programa Angélica Ao Vivo, do GNT, Falabella afirmou que o colega “extrapolou” na reação, mas defendeu que o debate sobre o uso de celulares em espetáculos é necessário.
“Teve essa polêmica com o Mateus Solano, que se extrapolou, e tirou [da mão da mulher]. Mas eu paro sempre [a peça]”, declarou o ator e diretor. Ele explicou que também costuma repreender o público quando percebe alguém distraído durante suas apresentações.
Falabella relembrou uma situação recente em que interrompeu uma peça para advertir uma espectadora. “Teve uma pessoa, que comprou ingresso no setor VIP, o mais caro, e outro dia a mulher estava vendo o WhatsApp. Pedi licença à Marisa [Orth] e falei: ‘Você não prefere ver o WhatsApp lá no foyer?’”, contou, referindo-se ao espetáculo Fica Comigo Esta Noite, em que divide o palco com a atriz.
O artista também destacou que o uso de celulares prejudica não apenas os atores, mas toda a experiência coletiva do teatro. “A pessoa parece uma Elphaba sentada e acha que não estamos vendo”, ironizou. “Quem for ver Marisa Orth e Miguel Falabella no teatro, se eu pegar com o celular, vai ficar vendido na plateia.”
Debate sobre respeito no teatro
A fala de Falabella reacende a discussão sobre a etiqueta do público em espetáculos teatrais. O episódio com Solano, que dividiu opiniões nas redes sociais, ocorreu após o público ser avisado quatro vezes de que filmagens eram proibidas.
Em resposta à repercussão, Mateus Solano afirmou que a situação serviu para provocar uma reflexão importante. “É um inferno os celulares em todos os lugares! A gente tá deixando de viver e que bom que podemos discutir isso, porque eu acho que é ruim para todos nós”, disse o ator ao gshow.
Falabella, por sua vez, concluiu dizendo que o teatro exige atenção e respeito. “O palco é um espaço vivo. O público faz parte dele, mas tem regras. E quando alguém quebra esse pacto, atrapalha todo mundo.”
Leia também: Mateus Solano comenta polêmica com celular: “‘Estamos deixando de viver’
