Música
A prova de que o Iron Maiden não deve tocar no Rock in Rio 2026

Desde que Bruce Dickinson antecipou a volta do Iron Maiden ao Brasil para 2026, muitos fãs passaram a especular sobre o momento em que isso ocorreria. Naturalmente, o palpite de que a banda tocaria no Rock in Rio, dado o longo histórico junto ao festival, surgiu como uma teoria.
Esta hipótese, contudo, parece ter caído por terra. O Maiden confirmou que levará a turnê “Run for Your Lives”, comemorativa dos 50 anos de carreira, para a América do Norte entre o fim de agosto e início de outubro. O período coincide com a realização do próximo Rock in Rio, que ocorre em 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de setembro.
Nos Estados Unidos e Canadá, o grupo inglês terá os ícones do thrash metal Megadeth e Anthrax como atrações de abertura. Já no México, os convidados ainda serão revelados. Tem quem teorize, agora, a possibilidade de o sexteto liderado pelo baixista Steve Harris “descer” ao Brasil e América do Sul após a data em território mexicano, dia 2 de outubro. Apenas especulação, vale reforçar.
Confira a agenda
- 29 de agosto – Toronto, ON – Scotiabank Arena *
- 3 de setembro – Montreal, QC – Parc Jean-Drapeau *^
- 5 de setembro – Harrison, NJ – Estádio Sports Illustrated *^
- 9 de setembro – Boston, MA – TD Garden *
- 11 de setembro – Bristow, VA – Jiffy Lube Live *
- 12 de setembro – Charlotte, NC – PNC Music Pavilion *
- 15 de setembro – Hershey, PA – Estádio Hersheypark *
- 17 de setembro – Louisville, KY – Louder Than Life Festival
- 19 de setembro – Shakopee, MN – Anfiteatro Mystic Lake *
- 22 de setembro – Chicago, IL – Anfiteatro Credit Union 1 *
- 25 de setembro – Los Angeles, CA – Estádio BMO *^
- 29 de setembro – San Antonio, TX – Alamodome *^
- 2 de outubro – Cidade do México, México – Estadio GNP Seguros
* Com MEGADETH
^ Com ANTHRAX
O que diz o Iron Maiden sobre novos compromissos
Steve Harris, baixista e fundador:
“Estamos ansiosos para trazer esta turnê ‘Run for Your Lives’ para a América do Norte e esperamos que os fãs gostem de ver o show e ouvir o repertório [focado nos 9 primeiros discos] tanto quanto nós gostamos de tocá-lo. É um bônus adicional ter alguns dos nossos bons amigos na turnê conosco. O Megadeth está tocando em todos os shows e é uma honra tê-los conosco em sua última turnê. Também temos o Anthrax conosco nos shows maiores. Nos divertimos muito com eles quando eles viajaram conosco no Ed Force One ao redor do mundo em 2016. Estamos muito felizes por ter as duas bandas conosco nesta turnê e sabemos que nossos fãs vão adorar vê-los.”
Bruce Dickinson, vocalista:
“Toda essa turnê tem sido muito divertida. Eu realmente gosto de cantar todas essas ótimas músicas antigas, e a banda inteira também está adorando tocá-las! Temos todas as grandes daquele período inicial, incluindo ‘Hallowed Be Thy Name’, ‘Run to the Hills’, ‘The Trooper’, ‘The Number of the Beast’, ‘Killers’, ‘Powerslave’, ‘2 Minutes to Midnight’… e algumas delas não tocamos nos EUA há mais de 20 anos!! Além disso, há algumas verdadeiras épicas, incluindo as minhas favoritas, ‘Rime of the Ancient Mariner’ e ‘Seventh Son of a Seventh Son’… Estamos tocando todas elas e muito mais. Quer dizer, quem não as tocaria em uma festa de 50 anos?”
Rod Smallwood, empresário do Iron Maiden:
“Para uma turnê que celebra o 50º aniversário do Iron Maiden, a escala e os incríveis aspectos visuais deste show merecem locais maiores do que as arenas em que geralmente tocamos no passado. Escolhemos esta época do ano para irmos mais ao ar livre, mas para nos dar escuridão quando subirmos ao palco, para que vocês vejam o melhor da produção. Os fãs certamente não ficarão decepcionados com o show ou com o setlist do 50º aniversário, isso é certo! Estamos particularmente ansiosos para tocar nos grandes shows em Montreal e no Alamodome em San Antonio, dois dos maiores shows que já fizemos na América do Norte, além, é claro, do Louder Than Life — o maior festival de rock dos Estados Unidos! Além dos shows em estádios em Los Angeles, Nova Jersey e Hershey, também escolhemos tocar em alguns dos maiores anfiteatros, pois eles sempre têm uma atmosfera fantástica e ótimas vistas. […]
Por fim, foi realmente especial ver, em nossas datas europeias deste ano, que a grande maioria dos nossos fãs apreciou e respeitou nosso pedido para limitar severamente o uso de celulares em nossos shows, idealmente mantendo-os no bolso o tempo todo, especialmente nas áreas em frente ao palco. A compreensão e a cooperação dos nossos fãs fizeram uma diferença colossal na atmosfera de cada show e aumentaram enormemente a diversão para a banda e os fãs. Portanto, em todos os nossos shows na América do Norte, pedimos mais uma vez que os fãs mantenham seus celulares no bolso e aproveitem o show ‘no momento’, em vez de levantar o celular no ar tentando filmar trechos e, assim, incomodar quem está ao redor e irritar a banda. Portanto, se um suposto fã perto de você se acha especial e está filmando o que deseja egoisticamente, por favor, peça a ele, com muita educação, é claro, para colocar o celular em algum lugar onde o sol não brilhe!”
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson tem 3 brasileiros em seu ‘novo’ disco; falamos com um deles
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram
