Celebridade
Por que a Rainha Camilla usou look preto para encontrar o Papa Leão XIV?

A rainha Camilla acompanhou o seu marido, o Rei Charles III, em um encontro histórico com o Papa Leão XIV no Vaticano nesta quinta-feira, 23. O momento ficará para a história porque o rei e o papa rezaram juntos em uma cerimônia ecumênica depois de cinco séculos, sendo que rei britânico é o líder da Igreja Anglicana, e o papa é o líder da Igreja Católica, e não tinham contato religioso desde que houve a separação das religiões no passado.
“Um momento histórico nas relações entre anglicanos e católicos e terá dois temas centrais: unidade cristã e cuidado com o meio ambiente”, informou o representante do Vaticano. Por sua vez, o representante da realeza definiu o encontro como “momento importante nas relações entre a Igreja Católica e a Anglicana”.
Para este momento especial, a Rainha Camilla seguiu a tradição de usar roupa preta. Mas, afinal, por que ela teve que usar look totalmente preto? Diz o protocolo da igreja católica de que as mulheres usem um vestido preto modesto com mangas e uma mantilha preta para audiências com o papa. No entanto, a regra não é para todo mundo. A tradição também diz que existe uma exceção do ‘privilégio do branco’, no qual as mulheres da realeza de países católicos podem usar roupas brancas quando encontram o papa, como a Princesa de Mônaco, a Rainha da Bélgica e a Rainha da Espanha.
Como a rainha Camilla é da religião anglicana, ela não se encaixa no privilégio e deve usar preto sempre que se encontrar com o papa. Ela usou um vestido de seda Fiona Clare com mangas compridas, mantilha Philip Treacy com folhas escuras na cabeça e também um broche prateado de framboesa que era da Rainha Elizabeth II.

Inclusive, a rainha Elizabeth II seguia a mesma tradição. No passado, a rainha Elizabeth II – que foi a primeira monarca a visitar o Vaticano desde a separação das religiões – usou vestidos pretos ao participar de encontros com o Papa João Paulo II em duas ocasiões.

Leia também: Príncipe William e Kate Middleton tentam expulsar Andrew e Sarah Ferguson do Royal Lodge
