Música
As 4 músicas que o Guns N’ Roses nunca havia tocado no Brasil até ontem [21]
![As 4 músicas que o Guns N’ Roses nunca havia tocado no Brasil até ontem [21] As 4 músicas que o Guns N’ Roses nunca havia tocado no Brasil até ontem [21]](https://i2.wp.com/rollingstone.com.br/wp-content/uploads/2025/10/guns-n-roses-axl-rose-slash-2023-foto-kevin-mazur-getty-images-1722879857.jpg?ssl=1)
O Guns N’ Roses iniciou a etapa brasileira da turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”, com show na última terça-feira, 21. A área externa da Arena Opus, na Grande Florianópolis, recebeu a banda liderada por Axl Rose (voz), Slash (guitarra) e Duff McKagan (baixo), bem como as mais de 28 mil pessoas que se reuniram no local para vê-los.
Com aproximadamente 3 horas de duração, a performance contou com quase 30 músicas. Hits como “Welcome to the Jungle”, “Paradise City”, “Sweet Child O’Mine”, “Patience”, “November Rain”, “You Could Be Mine”, entre outros, estiveram presentes no setlist.
No entanto, chamou atenção a entrada de quatro músicas que nunca haviam sido executadas no Brasil nos outros mais de 35 shows que o grupo realizou nas outras nove visitas. São elas:
— “Sabbath Bloody Sabbath”, 10ª do set. Trata-se de um cover do Black Sabbath, executado na atual turnê como forma de homenagear o vocalista Ozzy Osbourne, falecido em julho último;
— “The General”, 12ª do set. É o lançamento mais recente do Guns, disponibilizado em dezembro de 2023 como single. Com influências psicodélicas e do trip hop, a faixa foi criada ainda no início das sessões do álbum Chinese Democracy (2008), entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, mas registrada oficialmente apenas em tempos recentes, com Slash e Duff McKagan de volta;
— “Perhaps”, 16ª do set. Segundo lançamento mais recente do grupo, disponibilizado em agosto de 2023 também como single. Como “The General” e suas outras antecessoras — “Absurd” e “Hard Skool” —, é datada das sessões de Chinese Democracy. Traz um raro crédito de composição a Paul Tobias, guitarrista que, involuntariamente, provocou o racha definitivo entre Axl Rose e Slash no meio dos anos 1990;
— “Prostitute”, 18ª do set. Faixa de encerramento de Chinese Democracy, foi executada raríssimas vezes ao vivo como um todo, e na maior parte das ocasiões com Slash e Duff já de volta. Curiosamente, também teve colaboração autoral de Paul Tobias.
Veja vídeo de duas das quatro canções mencionadas.
“Sabbath Bloody Sabbath”
“Prostitute”
Repertório do show na Grande Florianópolis
Confira o setlist completo:
- Welcome to the Jungle
- Bad Obsession
- Chinese Democracy
- Mr. Brownstone
- It’s So Easy
- Pretty Tied Up
- Slither (cover do Velvet Revolver)
- Hard Skool
- Live and Let Die (cover do Wings)
- Sabbath Bloody Sabbath (cover do Black Sabbath)
- Shadow of Your Love
- The General
- You Could Be Mine
- Knockin’ on Heaven’s Door (cover do Bob Dylan)
- Double Talkin’ Jive
- Perhaps
- Rocket Queen
- Prostitute
- Absurd
- Estranged
- I Wanna Be Your Dog (cover do The Stooges com Duff nos vocais)
- Coma
- Solo de guitarra de Slash
- Sweet Child o’ Mine
- Civil War
- Wichita Lineman (cover de Jimmy Webb)
- November Rain
- Nightrain
- Paradise City
Shows do Guns N’ Roses no Brasil
O Guns N’ Roses passa por cinco cidades com sua nova turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things” (“Porque o que você quer e o que você terá são duas coisas completamente diferentes”). Após Florianópolis, eles tocam em São Paulo (25/10, no Allianz Parque), Curitiba (28/10, na Pedreira Paulo Leminski), Cuiabá (31/10, na Arena Pantanal) e Brasília (02/11, na Arena BRB Mané Garrincha). A capital do Mato Grosso, inclusive, os recebe pela primeira vez.
Para todas as datas, o Raimundos será a atração de abertura. Formado hoje por Digão (voz e guitarra), Marquim (guitarra), Caio Cunha (bateria) e Jean Moura (baixo), o grupo lançou em maio seu nono álbum de estúdio, XXX.
O Guns N’ Roses não vem ao Brasil desde 2022, quando tocou no festival Rock in Rio e realizou uma longa turnê solo. A nova visita será a primeira com o baterista Isaac Carpenter (ex-integrante do Awolnation, Loaded, Loudermilk e outros projetos), substituto de Frank Ferrer, que saiu após 19 anos de serviços prestados.
Após passar o ano de 2024 fora dos palcos, o GN’R retornou recentemente com uma turnê pela Ásia, Oriente Médio e Europa.
Além de Isaac Carpenter, o Guns conta hoje com Axl Rose (voz), Slash (guitarra), Richard Fortus (guitarra), Duff McKagan (baixo), Dizzy Reed (teclados) e Melissa Reese (teclados e sintetizadores).
Rolling Stone Brasil: Avenged Sevenfold na capa
A nova edição da Rolling Stone Brasil traz uma entrevista exclusiva com os 5 integrantes do Avenged Sevenfold, às vésperas de seus maiores shows solo no Brasil. Também há um bate-papo com Planet Hemp, um especial Bruce Springsteen, homenagem a Ozzy Osbourne e muito mais. Compre pelo site da Loja Perfil.
+++ LEIA MAIS: O guitarrista que Axl Rose sempre quis no Guns N’ Roses junto a Slash
+++ LEIA MAIS: As músicas de Slash que Axl Rose se recusou a gravar no Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: As melhores bandas de todos os tempos para Axl Rose
+++ LEIA MAIS: A música do Guns N’ Roses que complicava Axl Rose nos shows
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram