Connect with us

Moda

Onda da Esperança transforma vidas em São Sebastião

Published

on


A atuação territorial da Onda da Esperança é marcada por uma lógica de inclusão e distribuição equitativa
A atuação territorial da Onda da Esperança é marcada por uma lógica de inclusão e distribuição equitativa – Divulgação

Em 2021, no auge da pandemia de Covid-19, um grupo de amigos decidiu entregar 150 ovos de Páscoa para crianças afastadas da escola. A adesão da comunidade, no entanto, superou todas as expectativas: foram 750 ovos doados – e o surgimento da Onda da Esperança, organização que já impactou mais de 9 mil crianças em São Sebastião (SP).

“A ideia da ONG nasceu da necessidade da gente poder, mesmo que seja com um ovo de Páscoa, levar carinho e esperança para as crianças afastadas da escola”, lembra Patrícia Oliveira, uma das fundadoras. Desde então, o projeto se fortaleceu com a adesão de cerca de 200 voluntários e a criação de uma estrutura sólida de governança.

Com Alexandre Centurião como diretor administrativo e Marcella Centurião na cofundação, a ONG atua de forma estratégica para atender todas as regiões do município, incluindo bairros da costa norte e sul, com acesso mais difícil. “Temos bairros que levam até 1h30 para chegar. Mesmo assim, todo ano garantimos ações em todas as regiões”, explica Patrícia.

A Onda da Esperança já impactou mais de 9 mil crianças em São Sebastião (SP)
A Onda da Esperança já impactou mais de 9 mil crianças em São Sebastião (SP) – Divulgação

A atuação territorial da Onda da Esperança é marcada por uma lógica de inclusão e distribuição equitativa. Alexandre explica que a equipe sempre verifica quais bairros ainda não foram atendidos, processo fundamental para que todas as crianças de São Sebastião sejam assistidas.

A profissionalização da gestão é um dos próximos passos. Todos os voluntários da Onda da Esperança são formalmente cadastrados e atuam com termos de compromisso assinados. “Provavelmente no próximo mês seremos reconhecidos oficialmente como ONG, o que vai permitir captar recursos públicos e privados”, projeta Alexandre.

O sonho agora é ter uma sede própria e expandir os projetos com oficinas e cursos técnicos para jovens. Com presença ativa em bairros como Topolândia, Itatinga, Olaria, Maresias, Camburi, Barra do Sahy, Morro do Abrigo, Enseada, Jaraguá, Canto do Mar e Travessão, a ONG busca mais do que números. “Queremos criar memórias afetivas, oferecer experiências que formem adultos mais empáticos. A Onda nasceu de um gesto pequeno, e hoje é uma onda de transformação”, conclui Patrícia.

Como colaborar

Para colaborar com o projeto Onda da Esperança, é possível tornar-se voluntário preenchendo o formulário disponível no Instagram da ONG (@ong.ondadaesperanca), entrar em contato pelo WhatsApp (12) 99233-9843 ou ainda contribuir financeiramente com qualquer valor via PIX para o CNPJ 51.739.874/0001-04.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade