Música
A cidade no Brasil que negocia show gratuito do Foo Fighters, segundo governador

O Foo Fighters retornou aos palcos em setembro, após um hiato de um ano sem shows, com um novo baterista: Ilan Rubin. O afastamento serviu, também, para abafar a polêmica pessoal de Dave Grohl, já que o vocalista e guitarrista admitiu ter tido uma filha fora do casamento.
Os planos iniciais do grupo envolveram uma já realizada série de performances na Ásia e dois vindouros compromissos no México, marcados para novembro. Ao que tudo indica, porém, a agenda deve ganhar mais datas em 2026 — e incluir até mesmo o Brasil.
De acordo com o portal Metrópoles, a banda negocia a realização de um show gratuito em Brasília no ano que vem. O próprio governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirma a informação e adianta que há mais cidades no páreo. Ele não deu outros nomes, logo, sabe-se apenas que apenas a capital federal está na disputa.
Conforme publicado pelo veículo, a apresentação seria custeada com incentivo do governo e patrocínio privado. O investimento teria modelo similar às performances de Madonna e Lady Gaga no Rio de Janeiro. Rocha declarou:
“Ainda estão decidindo se será em Brasília, mas eu estou trabalhando pesado para dar certo.”
José Norberto Flesch, jornalista especializado em apurar informações sobre shows internacionais no Brasil, publicou anteriormente que o Foo Fighters deve mesmo retornar ao país. A ideia seria nos visitar em janeiro, logo no começo do ano.
A última viagem do Foo Fighters ao Brasil ocorreu em setembro de 2023. Na ocasião, eles foram headliners de um dos dias da primeira edição do festival The Town, em São Paulo. Também aproveitaram a ocasião para show solo no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O novo baterista do Foo Fighters
Ilan Rubin é americano, tem 37 anos e tocava desde 2009 com o Nine Inch Nails. Trabalhou também com Danny Elfman, Paramore, Angels & Airwaves, entre outros.
Ele ocupou a vaga deixada por Josh Freese, demitido sem justificativa apresentada. Curiosamente, Freese retornou ao Nine Inch Nails, em uma troca de bateristas aparentemente não planejada.
Dave Grohl (voz e guitarra), Nate Mendel (baixo), Pat Smear (guitarra), Chris Shiflett (guitarra) e Rami Jaffee (teclados) completam o grupo.
+++ LEIA MAIS: As jovens bandas de rock que Dave Grohl preferiu ver no lugar do Black Sabbath
+++ LEIA MAIS: O heavy metal deve sua existência a esta banda, segundo Dave Grohl
+++ LEIA MAIS: A música que fez Dave Grohl superar luto pela morte de Kurt Cobain
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram