Música
Por que Green Day é mais influente que Ramones, segundo Billy Corgan

Os Ramones são praticamente intocáveis no punk rock. Estabelecidos na década de 1970 como uma das bandas mais influentes do gênero, estiveram na ativa até 1996, quando encerraram atividades para nunca mais retornar — até porque todos os seus membros originais faleceram nos anos seguintes.
Pioneirismo à parte, o grupo nunca conseguiu o sucesso comercial merecido. Para se ter ideia, o grupo só conseguiu seu primeiro disco de ouro em 1992, no Brasil, com Mondo Bizarro (1992). Seu álbum de estreia, homônimo, de 1976, recebeu tal certificação nos Estados Unidos apenas em 2014.
Em contrapartida, outros nomes do cenário punk e de suas ramificações obtiveram enorme êxito comercial. Um dos maiores nesse sentido é o Green Day, que vendeu mais de 75 milhões de cópias em todo o planeta. Somente Dookie, seu terceiro álbum, teve mais de 20 milhões de unidades comercializadas apenas nos Estados Unidos.
Por situações assim, Billy Corgan considera o Green Day maior que os Ramones, mesmo que adore a banda mais velha. Em entrevista à Rolling Stone EUA (via site Igor Miranda), o músico refletiu:
“Estava assistindo à cerimônia em que o Green Day recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e eles definitivamente merecem. Comecei a ter certas lembranças e pensei: ‘uau, conheço esses caras há mais de 30 anos, acabamos de fazer uma turnê juntos e, meu Deus, eles são maiores que os Ramones’.”
Na visão de Corgan, o Green Day supera os Ramones não apenas em sucesso comercial, como também em influência. Como mais pessoas conhecem e admiram o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong, naturalmente, há também mais inspirações surgidas a partir de seu trabalho — embora, indubitavelmente, os mais jovens tenham se inspirado em Joey, Johnny, Dee Dee Ramone e seus parceiros.
“No mundo em que cresci, os Ramones ocupavam o primeiro lugar. E, de certa forma, sempre ocuparão, porque foram os primeiros. Mas aí percebi: ‘Meu Deus, o Green Day realmente conseguiu, eles são maiores que os Ramones. A influência deles é maior, o alcance é maior e com certeza o sucesso também’. E isso é todo mérito deles. Cheguei tarde nessa constatação, aos 58 anos. E mesmo conhecendo, acompanhando, ouvindo e competindo com eles, até eu tenho que admitir: ‘uau, eles conseguiram’.”
Green Day idolatra Ramones
Se o Green Day influencia muita gente, os Ramones também inspiram essa galera toda, ainda que indiretamente. Billie Joe Armstrong chega a descrever Joey Ramone, saudoso vocalista do grupo mais velho, como o Jesus do punk.
Em entrevista à Entertainment Weekly, ele declarou:
“Joey é o Jesus do punk. Ele tem essa qualidade cativante na qual sua voz combina com sua aparência. Ele é incrivelmente bonito, meio que como um louva-a-deus. Ele é desengonçado, com as pernas longas e sua voz soa dessa forma (imitando a voz de Joey) – é como um garoto realmente inseguro que se tornou empoderado através do rock and roll.”
+++ LEIA MAIS: A opinião de Billie Joe Armstrong sobre memes com ‘Wake Me Up When September Ends’, do Green Day
+++ LEIA MAIS: Blink vs. Green Day: Mark Hoppus revive duelo explosivo nos palcos
+++ LEIA MAIS: Green Day: Billie Joe Armstrong diz que filme American Idiot ‘vai acontecer’
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram