Música
Por que Kurt Cobain achava Guns N’ Roses uma ‘piada’

Kurt Cobain e Axl Rose encabeçaram duas das principais bandas do rock na virada da década de 1980 para a de 1990. No entanto, eles não se bicavam — e a relação entre Nirvana e Guns N’ Roses ficou marcada pelo distanciamento.
Muito dessa incompatibilidade musical vem da repulsa que Kurt nutria por Axl e sua postura de rockstar que considerava “pretensiosa”. Era a antítese da ética “faça você mesmo” que sempre norteou o Nirvana — banda que, curiosamente, Rose admirava.
As ressalvas do guitarrista e vocalista grunge, no entanto, não se limitavam a Axl Rose. Kurt estendia sua crítica aos demais integrantes do Guns N´ Roses, como fica explícito em uma de suas declarações ao The Advocate (via Far Out):
“Não perco meu tempo com essa banda porque eles são tão obviamente patéticos e sem talento. Eu costumava achar que tudo no mundo pop mainstream era uma porcaria, mas agora que algumas bandas underground assinaram com grandes gravadoras, considero o Guns N’ Roses ainda mais ofensivo. Preciso investigar mais a fundo: eles são pessoas realmente sem talento, fazem música ruim e são a banda de rock mais popular do mundo atualmente. Não consigo acreditar.”
Em 1992, as divergências atingiram níveis ainda maiores. O Nirvana foi convidado para a turnê que reuniu Metallica e Guns N’ Roses — um desejo de Axl Rose —, mas Kurt Cobain se recusou a cair na estrada com Axl e companhia, como contou o guitarrista Kirk Hammett, do grupo que estava no meio da confusão, ao NME:
“Telefonei para Kurt tentando convencê-lo. Ele respondeu que não gostava do que o Guns N’ Roses representava. Pedi que não ligasse para isso, apenas fosse lá como o Nirvana e fizesse sua parte.”
Nada feito. Kurt manteve sua decisão e recusou o convite. Sem o Nirvana a bordo, o Faith No More ficou com a vaga.
Confusão no VMA
No mesmo ano, Kurt Cobain e Axl Rose se estranharam no MTV Video Music Awards (VMA). Amigo de ambos, Kirk novamente estava envolvido. Testemunhou a treta e contou, mais recentemente, em entrevista à Revolver Magazine:
“Kurt e Courtney (Love) estavam numa mesa com a recém-nascida filha deles, Frances. Me contaram que Axl Rose passou ali e Courtney começou a provocá-lo. Ele ficou irritado, foi até Kurt e exigiu que ele a mantivesse na linha. (…) Eu estava conversando com Kurt quando Axl entra de repente, me vê, olha para Kurt e diz: ‘Qual é o seu problema, filho da p*ta?’. Kurt respondeu: ‘Tá bom, cara’. Axl saiu furioso, Kurt olhou para mim e eu estava tipo: ‘Isso foi insano’. Kurt disse não saber o que havia rolado e falou: ‘Esse cara é louco’.”
Mas a treta não parou por aí. Kirk completa:
“Em outro momento, eu estava lá, cuidando da minha vida, e Axl aparece de novo e pergunta: ‘O que há com a p*rra do seu amigo?’. Eu falei: ‘Não sei, cara, vocês precisam se resolver’. Daí ele: ‘É, bem, vou resolver essa p*rra com ele’. E eu dizia: ‘Cara, isso é entre vocês, não sei o que aconteceu contigo, nem com ele, apenas se resolvam’. E eu estava só tentando apaziguar, como de costume, mas acabei entrando no meio de tudo.”
Rolling Stone: os 250 maiores guitarristas da história
Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.
+++ LEIA MAIS: A música que fez Dave Grohl superar luto pela morte de Kurt Cobain
+++ LEIA MAIS: A melhor música do Nirvana segundo James Hetfield (Metallica)
+++ LEIA MAIS: Por que Dave Grohl não canta músicas do Nirvana com o Foo Fighters