Moda
Finlândia lança programa para profissionais brasileiros
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/helsinki-scaled.jpg?ssl=1)
A Work in Finland, agência oficial do governo finlandês voltada à atração de profissionais qualificados, está lançando no Brasil o projeto Discover Finland, uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia. O foco está em especialistas das áreas de Tecnologia da Informação e Digitalização, Manufatura, Energia e Healthtech.
O programa tem como objetivo orientar profissionais sobre como construir uma carreira na Finlândia, oferecendo informações sobre o mercado de trabalho, processos de candidatura, cultura profissional, direitos e benefícios. Tudo isso voltado para quem deseja viver e trabalhar no país considerado o mais feliz do mundo.
Segundo Sezin Ata Diler, especialista de projeto da Work in Finland, a proposta é criar um caminho claro e eficiente para que brasileiros possam se estabelecer profissionalmente na Finlândia. “O programa inclui eventos, cursos online e sessões de coaching com especialistas de diversos setores”, afirma.
O programa também aborda os trâmites legais para viver e trabalhar na Finlândia. Profissionais brasileiros que forem contratados por empresas finlandesas podem obter a autorização de residência em até duas semanas, graças ao serviço fast-track, que também agiliza os pedidos para familiares.
Curso online e sessões de coaching especializadas
O curso digital oferece uma introdução completa à vida profissional na Finlândia, com dicas práticas para busca de vagas e adaptação ao mercado local. São cinco módulos principais:
- Hunt jobs in Finland – Estratégias para encontrar vagas, preparar candidaturas e se sair bem em entrevistas.
- Network smart for success – Como construir redes de contato profissionais, tanto online quanto presencialmente.
- Embrace Finland’s Work Culture – Entenda os estilos de comunicação, valores e expectativas do ambiente de trabalho finlandês.
- Learn employee rights & duties – Conheça os direitos, deveres e garantias dos trabalhadores, incluindo segurança e bem-estar.
- Connect with local support services – Informações sobre moradia, saúde, educação e outros serviços essenciais para quem está se mudando.
Após a conclusão do curso, os participantes podem participar de sessões de coaching em grupo, conduzidas por especialistas dos setores-alvo, para aprofundar conhecimentos, entender as demandas do mercado e aprender a destacar seu potencial profissional.
Como se inscrever no Discover Finland
Profissionais experientes interessados em trabalhar na Finlândia podem se inscrever no programa após participarem dos eventos da Work in Finland e passarem por uma verificação de identidade.
Sezin Ata Diler explica: “O primeiro passo é participar dos nossos eventos. Depois, os candidatos passam por uma verificação de identidade e têm acesso ao curso online. Ao final, podem ingressar nas sessões de coaching com especialistas da indústria, que oferecem orientação sobre tendências, habilidades em alta e oportunidades reais no país.”
Mudança para a Finlândia
O brasileiro Felipe Piccirilo, 44 anos, trabalha com tecnologia desde 2002, com passagens por empresas como IBM e Deloitte no Brasil. Depois de dois anos na Alemanha, Felipe e a esposa se mudaram para a Finlândia em 2021 —ela foi contratada por uma empresa líder em combustível SAF, e ele assumiu a liderança do programa Global CIO da Deloitte.
A transição, desde a oferta de emprego até a adaptação em Helsinque, levou quase sete meses, já que foi necessário reunir toda a documentação exigida e ele ainda precisava cumprir aviso prévio de dois meses na fintech em que trabalhava na Alemanha. “Chegamos ao país mais feliz do mundo no meio do verão, e foi excepcional”, afirma Piccirilo.
Com sua experiência em diferentes empresas, o atual Growth Executive & Board Programs Leader da Deloitte percebeu um ambiente acolhedor que facilita a transição de talentos estrangeiros. “Muitos grupos mudam do finlandês para o inglês quando percebem a presença de um estrangeiro, e são pessoas muito amigáveis e confiáveis”, diz o Felipe, que não pretende deixar o país mais feliz do mundo tão cedo.
“Aqui temos segurança, estabilidade social, igualdade, acessibilidade e um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, completa.
Segundo dados oficiais, mais de 2.600 brasileiros já vivem e trabalham na Finlândia. Há vagas em áreas como tecnologias limpas e inteligentes, games, engenharia, saúde, bioeconomia, energia renovável, computação quântica e telecomunicações.