Moda
São Paulo atinge menor taxa de desemprego em toda a história
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/worker-5736096-1280-1.jpg?ssl=1)
São Paulo comemora um marco econômico significativo em 2025, apresentando a menor taxa de desemprego de sua história combinada com o maior salário médio do Brasil.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa de desemprego caiu para 5,4% no segundo trimestre. O rendimento médio aumentou para R$ 5.323, superando as médias estadual e nacional.
A cidade implementou políticas estratégicas, como a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços, levando a um crescimento significativo em diversas áreas. Setores como comércio e economia criativa foram motores desse crescimento, sustentados por iniciativas para atrair empresas e fortalecer a estrutura econômica local.
O setor de comércio e varejo em São Paulo é destaque, empregando 902,2 mil pessoas formalmente. Outros setores, como economia criativa e serviços financeiros, também impulsionam a economia local, acompanhados por significativa expansão em infraestrutura e construção desde 2020.
O aumento no número de empregos trouxe uma elevação no salário médio de 1,56% em comparação ao trimestre anterior, destacando-se no cenário nacional.
No primeiro semestre de 2025, foram registradas 1,477 milhão de contratações formais em São Paulo, bem acima de outras regiões. A capital paulista é uma referência em empregos formais no país, apoiada por políticas focadas na segurança jurídica e na desburocratização.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo tem um papel crucial na conexão entre empregadores e candidatos, facilitando o preenchimento de vagas abertas.