Música
Os Beatles anunciam nova edição de seu clássico documentário Anthology

O lendário documentário Anthology dos Beatles finalmente terá a tão aguardada nova edição. A nova versão de Anthology foi restaurada, remasterizada e expandida, a história completa dos Beatles, nas palavras de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A série original de oito episódios foi um grande sucesso mundial quando estreou na TV em novembro de 1995, assim como os três álbuns complementares. O luxuoso livro chegou em 2000. O fenômeno completo da Anthology — na tela, no disco e no impresso — é a versão mais abrangente da história dos Beatles já contada.
A nova edição de nove partes de Anthology estará disponível para streaming no Disney+ a partir de 26 de novembro. Ela agora conta com um episódio nove inédito, com imagens nunca antes vistas dos três Beatles sobreviventes trabalhando no documentário original em 1994 e 1995. A música também foi expandida com o novo álbum Anthology 4, que será lançado no dia 21 de novembro.
A Apple restaurou o documentário com as equipes da Wingnut Films e Park Road Post de Peter Jackson, junto com Giles Martin, que fez novas mixagens das músicas. Esta é uma excelente notícia para os fãs, que passaram anos pedindo por uma edição restaurada. O documentário original foi um sucesso de vendas em vídeo caseiro, mas nunca esteve disponível para streaming. O livro The Beatles Anthology ganhará uma nova edição de 25 anos, que será lançada no dia 14 de outubro.
Giles Martin remasterizou os álbuns da Anthology, mas a grande novidade é o novo Anthology 4, que traz 36 faixas, incluindo 13 takes e demos inéditas. O álbum estará disponível em vinil, CD e áudio digital. Ele inclui versões nunca ouvidas de clássicos como “In My Life”, “Nowhere Man”, “If I Fell” e “I’ve Just Seen a Face”. Também há um ensaio inédito para a transmissão da BBC de “All You Need Is Love”.
Os álbuns da Anthology dos anos 90 contaram com uma introdução clássica de Derek Taylor, amigo de longa data da banda, publicitário e confidente. Ele proclamou, de forma famosa, que os Beatles eram “o maior romance do século XX”. Palavras belas, mas ele não tinha como saber que, trinta anos depois, o romance do mundo com os Beatles seria mais apaixonado do que nunca. A Anthology foi uma peça-chave para que isso acontecesse. Ela se tornou um evento global que elevou a popularidade da banda a novos níveis, aquecendo uma geração inteira de jovens fãs.
A Anthology foi uma abordagem radical para contar a história dos Beatles, sem narrador, sem entrevistas com especialistas, apenas os próprios integrantes da banda, de perto e de maneira pessoal, com uma infinidade de imagens inéditas que os fãs nunca imaginaram. Ela percorre toda a épica saga dos Beatles, desde seus primeiros dias em Liverpool até suas noites de couro preto em Hamburgo, passando pelos anos de inovação e experimentação, até o fim da banda e a morte de John Lennon. Os Fab Four sobreviventes falam de forma mais sincera do que nunca, enquanto relembram como viveram a explosão insana da Beatlemania e a invasão dos EUA. Como George diz: “Usaram a gente como desculpa para enlouquecer, o mundo fez isso, e depois nos culpou”.
A Anthology foi um ponto de virada na vida pós-morte dos Beatles. Ela provou, de uma vez por todas, que a crescente popularidade da banda não tinha nada a ver com nostalgia, mas tudo a ver com o modo como a música deles falava com o momento atual, como ainda faz, trinta anos depois. O projeto está repleto de cenas clássicas que se tornaram parte permanente da história dos Beatles, incluindo momentos emocionantes em que os três se sentam na grama, tocando e cantando juntos. Em uma das cenas mais amadas, Paul responde ao debate de longa data sobre se o White Album era longo demais. Ele é bastante diplomático sobre isso: “Foi ótimo!” responde Paul. “Vendeu! É o maldito White Album dos Beatles! Cale-se!”.
Mas os álbuns foram tão cruciais para o fenômeno da Anthology quanto o próprio filme. O lendário produtor George Martin fez os três pacotes duplos de CDs, com seu filho adolescente Giles como seu aprendiz. Todos os três volumes estavam repletos de pérolas inéditas dos arquivos — takes, demos, clipes ao vivo, conversas de estúdio. (“Paul quebrou um copo!”) Foi a primeira vez que abriram os cofres para compartilhar alguns dos tesouros que estavam guardados e não ouvidos durante todos esses anos.
Por mais louco que pareça agora, em 1995, ninguém tinha certeza se o público queria ouvir algo assim. Mas os álbuns se tornaram grandes sucessos, surpreendendo a indústria musical. Descobriu-se que as pessoas estavam famintas por mais Beatles, muito mais do que os especialistas haviam percebido, especialmente os jovens fãs que estavam começando a descobrir a banda. O mundo estava no meio da revolução musical dos anos 90 — rock moderno, Britpop, eletrônica, hip-hop — com os Beatles mais influentes do que nunca. Esses álbuns deram início a uma série de projetos de arquivo de sucesso na última década, começando com as edições de luxo essenciais de Sgt. Pepper e The White Album, além de filmes como Eight Days A Week: The Touring Years, Beatles ’64 e Get Back, de Peter Jackson.
A Anthology dos anos 90 incluiu duas músicas novas, “Free as a Bird” e “Real Love”, baseadas nas demos de John Lennon dos anos 1970, gravadas em sua casa no Dakota. Paul, George e Ringo finalizaram as músicas no estúdio para a Anthology. Ambas se tornaram sucessos internacionais, apesar das limitações técnicas significativas das fitas originais de John. Mas ambas foram regravadas pelo produtor original Jeff Lynne, usando a tecnologia de “de-mixing” (desmisturação) pioneira no filme Get Back de Jackson, além da última música dos Beatles, “Now and Then”. O videoclipe de “Free as a Bird” foi restaurado tanto visual quanto sonoramente.
Os álbuns completos estarão disponíveis em um box set de 12 LPs de vinil de 180 gramas e em um box set de 8 CDs, pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMG — totalizando 191 faixas. Eles também serão lançados digitalmente, para compra e streaming. A Beatles Store terá edições exclusivas de ambos os sets, incluindo quatro cartões de arte com fotos da banda em envelopes numerados. As caixas incluem as notas originais da capa, bem como novas notas do especialista da banda Kevin Howlett.
O livro Anthology será lançado em uma nova edição brochura pela Apple Corps Ltd./Chronicle Books. Com o tamanho imenso de um livro de mesa de café, é muito mais do que isso, é um marco da história dos Beatles por si só. Ele vai ainda mais fundo do que a série, com comentários detalhados de todos os três que não couberam na versão de tela, além de entrevistas inéditas feitas especialmente para o livro. Todos os três Beatles sobreviventes deram acesso aos seus arquivos privados, enquanto os comentários e fotos de Lennon vêm de seus arquivos públicos e privados. O editor consultor foi Derek Taylor, que trabalhou no projeto até sua morte em 1997. Ele não viveu para ver a finalização, mas teria adorado ver como “o maior romance do século XX” estava prestes a ficar ainda mais quente no próximo século.
No livro Anthology, Lennon fala sobre os sonhos de infância que ajudaram a inspirar “Free As a Bird”. “Um sonho recorrente, ao longo da minha vida, era a parte de voar”, ele lembrou em 1971.
Sempre voava quando havia perigo. Lembro-me disso quando criança, voando, como se estivesse nadando no ar. Eu nadava por onde morava ou em algum lugar que eu conhecia muito bem. As outras vezes nos sonhos que lembro são pesadelos, onde havia um cavalo gigante ou algo assim, e sempre que chegava perto de um ponto de perigo, eu voava para longe.
O voo sempre foi uma fantasia para ele. “Alguns dos meus sonhos mais vívidos eram sobre eu estar em um avião, voando sobre uma certa parte de Liverpool. Era quando eu estava na escola. O avião costumava voar por ali repetidamente, subindo cada vez mais”. O que John Lennon e seus companheiros de banda fizeram com esses sonhos transformou o mundo. Esse foi o voo que eles tomaram juntos, e essa é a história que os quatro Beatles estão contando em Anthology.
Tracklist:
Anthology, VOLUME 4
LP 1:
Side A:
1: “I Saw Her Standing There” (Take 2)
The Beatles Bootleg Recordings 1963 – limited digital release (2013)
2: “Money (That’s What I Want”) (RM7 undubbed)
The Beatles Bootleg Recordings 1963 – limited digital release (2013)
3: “This Boy” (Takes 12 and 13) – Free As A Bird CD single (currently unavailable)
4: “Tell Her Why” (Takes 4 and 5) – previously unreleased
5: “If I Fell” (Take 11) – previously unreleased
6: “Matchbox” (Take 1) – previously unreleased
7: “Every Little Thing” (Takes 6 and 7) – previously unreleased
8: “I Need You” (Take 1) – previously unreleased
Side B:
1: “I’ve Just Seen a Face” (Take 3) – previously unreleased
2: “In My Life” (Take 1) – previously unreleased
3: “Nowhere Man” (First Version – Take 2) – previously unreleased
4: “Got to Get You Into My Life” (Second Version – unnumbered mix)
Revolver Special Edition (2022)
5: “Love You Too” (Take 7) Revolver Special Edition (2022)
6: “Strawberry Fields Forever” (Take 26)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band Special Edition (2017)
7: “She’s Leaving Home” (Take 1 – Instrumental)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band Special Edition (2017)
LP 2:
Side A:
1: “Baby, You’re A Rich Man” (Takes 11 and 12) – previously unreleased
2: “All You Need Is Love” (Rehearsal for BBC broadcast) – previously unreleased
3: “The Fool On the Hill” (Take 5 – Instrumental) – previously unreleased
4: “I Am the Walrus” (Take 19 – Strings, brass, clarinet overdub) – previously unreleased
Side B:
1: “Hey Bulldog” (Take 4 – Instrumental) – previously unreleased
2: “Goodnight” (Take 10 with a guitar part from Take 5)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
3: While My Guitar Gently Weeps” (Third Version – Take 27)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
4: “(You’re So Square) Baby I Don’t Care” (Studio Jam)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
5: “Helter Skelter” (Second Version – Take 17
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
6: “I Will” (Take 29)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
7: “Can You Take Me Back” (Take 1)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
8: “Julia” (Two Rehearsals)
The Beatles (‘White Album’) Special Edition (2018)
LP 3:
Side A:
1: “Get Back” (Take 8) Let It Be Special Edition (2021)
2: “Octopus’s Garden’s” (Rehearsal)
Let It Be Special Edition (2021)
3: “Don’t Let Me Down” (First Rooftop Performance)
Let It Be Special Edition (2021)
4: “You Never Give Me Your Money” (Take 36)
Abbey Road Special Edition (2019)
5: “Here Comes the Sun”(Take 9)
Abbey Road Special Edition (2019)
6: “Something” (Take 39 – Instrumental – strings only)
Abbey Road Special Edition (2019)
Side B:
1: “Free As A Bird” (2025 Mix) – new mix
2: “Real Love” (2025 Mix) – new mix
3: “Now and Then” – 2023 Single + The Beatles 1966-1970 (‘Blue Album’) (2023)
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Rob Sheffield, no dia 21 de agosto de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: O show que o Paul McCartney foi especialmente assistir no Glastonbury 2025
+++ LEIA MAIS: Filhos dos Beatles se unem em nova faixa do Mantra of the Cosmos