Celebridade
‘Se espalha para o corpo rapidamente’

Adriane Galisteu detalhou um diagnóstico; em entrevista à CARAS Brasil, o Dr. Henrique Carrascossi explica o quadro que afetou a apresentadora
No mês fevereiro deste ano, Adriane Galisteu (52) revelou que foi diagnosticada com pielonefrite. Hoje, a apresentadora está completamente recuperada, mas à época ela detalhou que precisou de atendimento médico após apresentar febre alta.
“Eu tive uma pielonefrite, que é uma infecção urinária alta. Eu não tive cistite, eu tive febre, com um tal de uma pedrinha, um cálculo renal que já estava no canal da uretra. Ele impedia o xixi de passar […] Quando cheguei no Brasil, corri para o hospital e fiz um exame de sangue para saber o que eu tinha tido”, disse ela nas redes sociais.
O que diz o nefrologista?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil entrevista o Dr. Henrique Carrascossi, médico nefrologista, há 15 anos especialista em doenças dos rins ecoordenador do Instituto do Rim Carrascosi. Ele explica sobre o quadro.
“A infecção urinária alta é o que chamamos de pielonefrite. Então, é uma infecção urinária no rim, geralmente são infecções graves, pois este órgão é vascularizado e um bactéria naquele local se espalha para o corpo rapidamente”, declara.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são:
- Febre (geralmente febre alta);
- Dor lombar na região do rim;
“E muitas vezes não tem muito sinal na urina, às vezes começa com uma queimação, pode acontecer da infecção urinária ser baixa e a bactéria subir para o rim. Então, é importante sempre tratar e procurar atendimento médico o mais rápido possível quando tem algum sinal de infecção na via urinária”, afirma.
Dados que chamam a atenção
Estudos da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com alguma disfunção renal. E são diversos os tipos de doença renal que podem se manifestar na forma crônica ou aguda. Por isso, o Dr. Henrique chama a atenção.
“O tratamento tem que ser rápido, tem que ser feito exame de imagem, mas a princípio o tratamento é apenas clínico, com antibiótico, repouso e hidratação. Tratada rapidamente e feito o diagnóstico rapidamente, às vezes uma infecção urinária simples, que as pessoas não tratam corretamente, não tratada corretamente pode se tornar uma pialonefrite”, finaliza o Dr. Henrique Carrascossi ao analisar caso da apresentadora Adriane Galisteu.
Leia também: Adriane Galisteu abre o coração ao falar da mãe: ‘Não gosto de ver o tempo passando’