Connect with us

Moda

7 lugares que acumulam bactéria e você nem percebe

Published

on


As bactérias fazem parte do dia a dia e estão presentes em praticamente todos os ambientes — inclusive naqueles que parecem limpos. Invisíveis a olho nu, esses microorganismos encontram condições ideais para se multiplicarem em objetos e superfícies de uso frequente, e a prevenção da saúde depende de hábitos simples, que são facilmente aplicados na rotina diária.]

Biomédico aponta quais são os lugares onde higiene frequente e sabonetes antibacterianos podem fazer toda a diferença na saúde
Biomédico aponta quais são os lugares onde higiene frequente e sabonetes antibacterianos podem fazer toda a diferença na saúde – fatido/iStock

Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a contaminação está mais próxima do que se imagina. “Você pode até pensar que sua casa ou seu ambiente de trabalho está limpinho. Mas será que está mesmo? Precisamos entender que o problema não é apenas a presença da bactéria, mas o tempo em que ela permanece ativa nos locais”, diz.

“Higiene é ação constante, e não um cuidado isolado. Pequenos hábitos repetidos diariamente fazem toda a diferença na prevenção da saúde”, explica o biomédico.

Onde as bactérias se escondem e como escapar delas

1 – Celular

Levado para diferentes ambientes, inclusive banheiros, e em contato direto com mãos e rosto. “Higienizar diariamente com pano levemente umedecido em álcool isopropílico e lavar as mãos com sabonete antibacteriano, como os da linha Protex, após o uso”, sugere o biomédico.

2 – Esponja de pia

Úmida e com resíduos de comida, favorece a multiplicação de Salmonella, E. coli e Listeria. Como prevenção, a dica é trocar semanalmente, optar por esponjas com propriedades antibacterianas e higienizar as mãos com produtos que eliminam até 99,9% das bactérias.

3 – Travesseiro

Acumula células mortas, suor, ácaros e bactérias durante o sono. Como prevenção a dica é trocar a fronha semanalmente, substituir o travesseiro a cada dois anos.

4 – Controle remoto

Manipulado por várias pessoas, raramente é higienizado. O biomédico sugere limpar o controle remoto com álcool isopropílico ao menos uma vez por semana e higienizar as mãos com sabonete antibacteriano, especialmente antes das refeições.

5 – Dinheiro e cartões

Passam de mão em mão, carregando diferentes microrganismos. Por isso é imprescindível lavar as mãos após o uso, preferencialmente com sabonetes de ação antibacteriana como Protex, e, quando possível, priorizar pagamentos por aproximação.

6 – Botões de elevador e maçanetas

Essas superfícies de toque coletivo que podem conter coliformes fecais. A dica é usar o cotovelo ou a junta do dedo para acionar botões e higienizar as mãos ao chegar em casa.

Bolsas e mochilas

Transportam bactérias ao serem apoiadas em locais contaminados e ao encostarmos em diversos lugares enquanto nos locomovemos durante o dia. Evite evite apoiar em camas ou mesas ao chegar em casa, ou no trabalho e limpe o fundo regularmente; após manusear, higienizar as mãos.

A conscientização sobre esses pontos de contaminação reforça a importância de incorporar rotinas de higiene eficazes ao longo do dia. “A atenção contínua a esses hábitos é fundamental para reduzir os riscos de infecções e doenças, mantendo a saúde em ambientes tão comuns e cotidianos”, ressalta o Dr. Bactéria.

Incorporar produtos com fórmula AB no ritual de limpeza é uma das maneiras mais
simples, fáceis e eficazes de se proteger de enfermidades e manter a limpeza.
Sabonetes antibacterianos têm ingredientes diferenciados que eliminam com mais
eficácia as bactérias.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade