Música
Por que Paulo Coelho não escreveria livro sobre relação com Raul Seixas

A relação entre Raul Seixas e Paulo Coelho voltou a gerar interesse e ser tema de análises e debates a partir da recém-lançada série Raul Seixas: Eu Sou (2025). Na obra, disponível no Globoplay, a parceria entre eles na década de 1970 é um dos tópicos abordados e se mostra fundamental para o desenvolvimento da trama.
A convivência entre os dois, a parceria musical e a devoção à doutrina de Thelema, do ocultista inglês Aleister Crowley, certamente instingam a curiosidade dos fãs e dariam um bom livro, sobretudo se escrito por Paulo, que viu e viveu tudo em primeira pessoa. No entanto, isso não passa mais pela cabeça dele.
Em entrevista a Edgardo Martolio e Luis Maluf, da Rolling Stone Brasil, o escritor contou que até já planejou fazer um livro sobre sua história com Raul. Porém, acabou engavetando a ideia.
Paulo nega que tal projeto possa ser retomado:
“Não, hoje nem pensar. Comecei. Já faz muitos anos. Vou para a casa do Raul e no caminho sou abordado dentro do ônibus pela polícia, que pede documentos de todo mundo. E fui escrevendo. Aí Cristina (Oiticica, esposa) disse: ‘Não é bom você lançar esse livro’.”
Por que não seria bom? Ele explica:
“Porque é um livro que estimulava um pouco essa coisa da autodestruição. Hoje está tudo bem, o Raul é o mito que ele é. Mas compensou? Não sei.”
História não poderia ser suavizada
Questionado se seria possível amenizar alguns pontos da história de Raul Seixas — principalmente o envolvimento com bebida e drogas – para tornar o livro viável, Paulo rechaçou a ideia:
“Aí não dá. Ou a gente escreve, ou não escreve. Não dá para suavizar, sabe?”
Paulo Coelho e Raul Seixas
Nos anos 1970, Paulo Coelho e Raul Seixas protagonizaram uma grande parceria e coescreveram algumas das músicas mais famosas do rock nacional, como “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás”, “Medo da Chuva”, “Sociedade Alternativa”, “Tente Outra Vez” e “Gîtâ”.
Essa efervescência criativa é um dos temas da série Raul Seixas: Eu sou, que estreou no dia 26 de junho, direto no streaming. Estrelado por Ravel Andrade, o seriado conta com oito episódios e percorre as décadas de 1970 e 1980, período mais intenso da carreira de Raul.
+++ LEIA MAIS: O único erro histórico da série de Raul Seixas, segundo Paulo Coelho
+++ LEIA MAIS: O suposto encontro entre Raul Seixas e John Lennon em Nova York aconteceu?
+++ LEIA MAIS: Músicas de Raul Seixas rendem muita grana para Paulo Coelho? Ele responde