Moda
Quem tem mais de 50 anos já pode se aposentar?

Aposentadoria aos 50 anos em 2025: realidade ou ficção? A reforma previdenciária de 2019 gerou dúvidas sobre a viabilidade de se aposentar aos 50 anos em 2025. Embora seja uma tarefa complexa, ainda é possível para quem estava próximo de completar os requisitos antes da reforma e se enquadra em determinadas regras que não exigem idade mínima.
Para os trabalhadores que desejam se aposentar aos 50 anos, as regras que permitem a aposentadoria sem idade mínima são fundamentais. Essas regras incluem a aposentadoria por tempo de contribuição.
Antes da reforma, era necessário que mulheres tivessem 30 anos e homens tivessem 35 anos de contribuição. Aqueles que atingiram esses tempos de contribuição antes de 2019 ainda podem considerar essa opção.
Além disso, a aposentadoria por pontos é outra alternativa. Nela, a soma da idade do trabalhador e seu tempo de contribuição deve atingir um total específico de pontos. Por exemplo, uma mulher com 50 anos e 30 anos de contribuição poderia se aposentar se os pontos acumulados antes da reforma atingissem a exigência estabelecida.
Para trabalhadores que não completaram o tempo necessário antes de 2019, a regra de transição do pedágio de 50% pode ser uma saída. Esta regra permite a aposentadoria ao cumprir 50% do tempo adicional que faltava para completar o período de contribuição exigido.
Por exemplo, um homem que precisasse de mais dois anos em 2019 teria que completar esses dois anos e adicionar mais um ano de pedágio, totalizando três anos até poder se aposentar.
A aposentadoria especial ainda se aplica para trabalhadores em condições insalubres, permitindo que se aposentem mais cedo. Mesmo após a reforma de 2019, aqueles que já haviam acumulado o tempo exigido neste tipo de atividade mantêm o direito adquirido à aposentadoria especial, sem requisitos de idade mínima.