Música
Orquestra Petrobras Sinfônica celebra 50 anos com turnê especial em SP

Em 2025, a Orquestra Petrobras Sinfônica comemora 50 anos de história. E para celebrar a data tão marcante, preparou uma programação especial que mistura clássicos e inovações, sempre guiada pela vocação para a boa música.
No primeiro fim de semana de agosto, a cidade de São Paulo recebe dois concertos memoráveis, que apresentam o repertório diversificado e a vocação da orquestra para mesclar o erudito e o popular com a mesma maestria.
O primeiro concerto da série, intitulado Concerto Clássico, ocorre no dia 2 de agosto, sábado, às 20h, no Teatro Cultura Artística, e será regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky. A apresentação terá como destaque obras de dois grandes compositores: Rossini e Tchaikovsky, prometendo emocionar o público com virtuosismo e intensidade.
No dia seguinte, 3 de agosto, domingo, às 14h, o maestro Felipe Prazeres assume a direção do Concerto Multiplayer, um espetáculo que mistura a grandiosidade das trilhas sonoras dos maiores jogos de videogame com arranjos orquestrais. Com a força de uma orquestra sinfônica, o concerto celebra a cultura pop, trazendo hits de jogos como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Mortal Kombat, e muitos outros.
Concerto Clássico
Embora o termo “clássico” seja associado a toda a música de concerto, a iniciativa da Orquestra Petrobras Sinfônica pretende ir além do classicismo europeu e destacar diversidade de estilos e expressões ao longo da história. Um dos exemplos é a abertura ópera La Gazza Ladra, de Rossini.
“É um dos raros momentos em que o compositor imprime um caráter dramático à sua música, adicionando camadas de intensidade, como na escrita para caixa-clara, que ganha protagonismo incomum. A Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky, que encerra o programa, representa, no universo instrumental, a mesma carga emocional e teatral que Rossini eternizou no universo vocal. Em ambos, a música transcende a forma e se torna expressão dramática da alma humana, carregada de emoção e teatralidade”, afirma o maestro maestro Karabtchevsky.
Concerto Multiplayer
Com uma proposta inovadora, o Concerto Multiplayer leva o público a uma viagem através das trilhas sonoras que marcaram a história dos videogames. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, o espetáculo traz arranjos orquestrais exclusivos de Ricardo Candido, contrabaixista da Petrobras Sinfônica, que fazem os sucessos de games icônicos se tornarem ainda mais grandiosos. A orquestra traz novas dimensões para composições de jogos como Fortnite, Metal Gear e Mortal Kombat, conquistando tanto os fãs de música clássica quanto os aficionados por cultura pop.
Além disso, o concerto celebra a música de games brasileiros, com arranjos inéditos criados por Antonio Teoli, um dos pioneiros da música de videogames no Brasil. Teoli, reconhecido internacionalmente, oferece ao público uma nova versão de suas composições, especialmente adaptadas para essa apresentação.
“A Petrobras Sinfônica mostra, mais uma vez, por que é uma orquestra inovadora, ao unir a cultura pop ao universo sinfônico. Em São Paulo, vamos reviver juntos as trilhas sonoras que marcaram gerações nos videogames, agora interpretadas com toda a grandiosidade de uma orquestra ao vivo”, conta Prazeres.
Após as apresentações em São Paulo, a Turnê 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica segue para Porto Alegre, Novo Hamburgo, Blumenau e Florianópolis. Com essa etapa no Sul do país, a turnê encerra sua temporada com uma série de concertos especiais, reafirmando seu compromisso de ampliar o acesso à música de concerto para públicos de todas as gerações.
Orquestra Petrobras Sinfônica em São Paulo
Concerto Clássico
Data: 02 de agosto, sábado, às 20h
Local: Teatro Cultura Artística – R. Nestor Pestana, 196 – Consolação, São Paulo – SP
Ingressos: petrobrassinfonica.byinti.com
Concerto Multiplayer
Data: 03 de agosto, domingo, 14h
Local: Teatro Sabesp Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP
Ingressos: uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/orquestra-petrobras-sinfonica-14893
+++LEIA MAIS: Maestro mirim com TEA emociona João Carlos Martins com condução de Filarmônica em São Paulo