Celebridade
médico diz se atriz mirim poderia ter sido salva

O pediatra Miguel Liberato explica para CARAS Brasil a causa da morte de Millena Brandão e analisa se a atriz mirim poderia ter sido salva
A atriz mirim Millena Brandão morreu em maio deste ano com apenas 11 anos. A causa da morte foi revelada recentemente: abscesso cerebral. Mas afinal, o que é essa condição, como ela se forma e seria possível evitar esse desfecho?
Em entrevista exclusiva à CARAS Brasil, o pediatra Miguel Liberato explicou o que pode ter acontecido com a jovem atriz e respondeu dúvidas importantes que muitos pais podem ter.
O que é abscesso cerebral?
“O abscesso cerebral é um processo inflamatório infeccioso do cérebro, que forma um acúmulo de pus localizado. Embora seja raro em crianças, tende a uma evolução bem grave, ainda mais se não for diagnosticado precocemente”, explicou o médico.
Segundo ele, a infecção geralmente é causada por bactérias, fungos ou outros microrganismos: “Eles chegam ao cérebro através do sangue ou diretamente de uma infecção próxima, como sinusite, otite, infecção nos dentes ou após traumas e cirurgias na cabeça”, completou.
Sintomas como os de Millena podem ser sinais de alerta?
Millena enfrentou fortes dores de cabeça, desmaios e múltiplas paradas cardíacas ao longo de nove dias, sem receber um diagnóstico preciso mesmo após passar por três hospitais. Para o pediatra, apesar da gravidade, os sintomas iniciais costumam ser sutis.
Leia também:Pai de Millena Brandão desabafa sobre morte da atriz mirim: ‘Tiraram a vida dela’
“Os sinais e sintomas iniciais tendem a ser muito inespecíficos, sendo difícil pensar no diagnóstico logo no início. A dor de cabeça é o sinal mais comum, porém, como é uma queixa muito frequente em outras situações do dia a dia, nem sempre chama a atenção para esse diagnóstico mais sério”, esclareceu.
Ele alertou que certos sinais devem acender um alerta nos pais: “Dores que são fortes, progressivas e não melhoram com os analgésicos comuns sempre devem ser investigadas mais a fundo. Outros sinais de alerta incluem confusão mental, sonolência excessiva, mudanças no comportamento, alteração de marcha e de força também podem aparecer”.
A vida de Millena poderia ter sido salva com diagnóstico precoce?
Para o especialista, o tempo é crucial em casos como o de Millena e pode salvar vidas se descoberto rapidamente:
“As chances sempre são maiores quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento correto, mas no início do quadro os sinais são muito inespecíficos”, afirmou o pediatra.
Quais fatores aumentam o risco de abscesso cerebral?
Apesar de raro, existem condições que favorecem esse tipo de infecção no cérebro de crianças. “Infecções em regiões próximas ao cérebro, como sinusite, que atinge os seios da face, otite, que atinge os ouvidos, infecção nos dentes ou até mesmo traumas e cirurgias na cabeça podem aumentar o risco de infecções no cérebro”, concluiu o pediatra.