Connect with us

Música

O disco dos Beatles que só traz músicas malfeitas, segundo Billy Joel

Published

on



Dentre os discos da fase “adulta” dos Beatles, posterior a 1965, um deles costuma não receber a mesma aclamação dos demais. Ao menos por parte do cantor, compositor e pianista americano Billy Joel, um dos detratores desse álbum em questão.

Trata-se do trabalho que leva apenas o nome da banda, também conhecido como White Album (Álbum Branco, em português), lançado em 1968. Por ser um LP duplo, com 30 faixas, ele tende a ser acusado de conter vários fillers — ou seja, aquelas músicas inseridas apenas para “encher linguiça” no repertório.

De certa forma, essa é exatamente a crítica de Billy Joel ao Álbum Branco. Em entrevista recente ao podcast Club Random (via NME), o músico declarou:

“Não sou muito fã do Álbum Branco, mas algumas pessoas o adoram.”

Em seguida, explicou seu ponto de vista:

“Eu ouço como uma coleção de músicas malfeitas que eles não terminaram de compor porque estavam muito chapados ou não se importavam mais. Acho que eles tinham apenas fragmentos e os colocaram no álbum.”

Conflitos internos nos Beatles

De fato, a composição e a gravação do Álbum Branco coincide com um período em que cada um dos integrantes da banda estava se tornando protagonista de sua própria arte. Cada vez mais eles preferiam criar e tocar sozinhos.

Até mesmo a parceria entre John Lennon e Paul McCartney começou a esfarelar. No período, cada um buscava caminhos diferentes em estúdio.

Havia atritos com frequência entre os quatro. Lennon chegou a descrever a Kenneth Wommack, autor de The Cambridge Companion to the Beatles (2009), que “a separação dos Beatles pode ser ouvida naquele álbum”. Em dado momento das gravações, o baterista Ringo Starr chegou a sair do grupo, retornando dias depois.

Nem tudo é perfeição nos Beatles

Billy Joel tende a concordar com a frase de John Lennon e conclui seu julgamento sobre o Álbum Branco dizendo:

“Às vezes eles eram mais prolíficos e às vezes não, e eu ouço isso em algumas dessas músicas.”

Apesar da avaliação negativa de Joel, o Álbum Branco dos Beatles rendeu clássicos como “Helter Skelter”, “Blackbird”, “While My Guitar Gently Weeps” e “Ob-La-Di, Ob-La-Da”.

+++ LEIA MAIS: O artista que fez os Beatles tocarem melhor, segundo George Harrison
+++ LEIA MAIS: A grande diferença entre Led Zeppelin e Beatles, segundo Jimmy Page
+++ LEIA MAIS: O maior culpado pela infelicidade de George Harrison nos Beatles

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade