Música
O filme do Quarteto Fantástico que você provavelmente esqueceu da existência

Antes das superproduções da Marvel dominarem as bilheterias do mundo, uma tentativa quase esquecida de adaptar o Quarteto Fantástico para o cinema marcou a história da cultura pop. Produzido por Roger Corman (A Loja dos Horrores) e dirigido por Oley Sassone (Ritual de Um Assassino), o longa de 1994 nunca foi lançado oficialmente e isso não foi por acaso.
Filmado entre dezembro de 1992 e janeiro de 1993 com um orçamento estimado entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão (cerca de 8,2 mil reais, segundo a cotação atual do dólar), o filme foi encomendado pelo produtor Bernd Eichinger, da Constantin Film, com um único objetivo: manter os direitos cinematográficos dos personagens junto à Marvel. Caso a produção não fosse iniciada até o fim daquele ano, os direitos retornariam à editora.
Mesmo com recursos limitados e um cronograma apertado, o filme chegou a ser finalizado. No elenco estavam Alex Hyde-White (Indiana Jones e a Última Cruzada) como Reed Richards, Rebecca Staab (O Detonador de Alta Voltagem) como Sue Storm, Jay Underwood (O Garoto Invisível) interpretando Johnny Storm, Michael Bailey Smith (As Apimentadas – Mandando Ver!) como Ben Grimm e Joseph Culp (Possuído) no papel do vilão Doutor Destino. O longa apresentava a origem dos heróis, sua transformação durante uma missão espacial e o enfrentamento inicial contra Destino, tudo em um tom leve, quase ingênuo, voltado ao público jovem.
Durante a pós-produção, trailers chegaram a ser exibidos em salas de cinema e o elenco foi orientado a promover o filme em eventos e convenções, como a Comic-Con e uma pré-estreia planejada para o Mall of America. No entanto, pouco antes do lançamento, os envolvidos receberam ordens para suspender qualquer divulgação. O filme foi engavetado e os negativos, segundo relatos de bastidores, teriam sido comprados por Avi Arad (na época, executivo da Marvel) e destruídos, para proteger a imagem da marca antes de uma adaptação mais ambiciosa no futuro.
Apesar de nunca ter sido lançado oficialmente, The Fantastic Four de 1994 sobreviveu na cultura geek graças a cópias piratas distribuídas em VHS, DVDs não autorizados e uploads em plataformas como YouTube. Muitos fãs passaram a enxergar o projeto como uma peça “cult”, pela fidelidade ao espírito dos quadrinhos e pela história curiosa por trás de sua criação.
Em 2015, o documentário Doomed! The Untold Story of Roger Corman’s The Fantastic Four mergulhou nos bastidores da produção, revelando, entre outras coisas, que o elenco sequer sabia que o filme não seria lançado.
FONTES: ENTERTAINMENT.IE, THE A.V. CLUB, NEWSWEEK
LEIA TAMBÉM: Quem é quem no novo ‘Quarteto Fantástico’? Veja atores e seus personagens
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- F1: O Filme
- Superman
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
- Cazuza, Boas Novas
- Cloud – Nuvem de Vingança
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos