Música
Bonnaroo anuncia mudanças após cancelamento da edição de 2025; entenda

Após o cancelamento do Bonnaroo de 2025 ano devido às fortes chuvas que inundaram o local do evento, os organizadores alertaram que “não anunciariam datas futuras”, o que colocou em dúvida o futuro de um dos festivais de música mais populares do mundo.
No entanto, o Bonnaroo retornará ao Tennessee, Estados Unidos, em junho de 2026. Para isso, algumas mudanças foram feitas.
“Temos levado seus comentários a sério nas últimas semanas enquanto planejamos melhorias e conversamos sobre o que vem por aí para o festival”, disseram os organizadores em um comunicado na quinta-feira, 17. “E agora, é hora de compartilhar esses planos com vocês.”
Entre as mudanças para garantir que o Bonnaroo do próximo ano — programado para 11 a 14 de junho de 2026 — ocorra sem cancelamentos, está a remoção das áreas de camping mais propensas a inundações, o que, por sua vez, “resultará em uma capacidade reduzida na Fazenda (mais espaço para dançar)”, disseram os organizadores. Para reduzir a multidão de frequentadores do festival, que muitas vezes ficam presos em longas filas ao chegar, a entrada para os campings agora também começará na quarta-feira, em vez da quinta-feira, como é costume.
O Bonnaroo também foi cancelado em 2021, pois problemas climáticos decorrentes do furacão Ida forçaram os organizadores a consultar “especialistas em drenagem e gestão de terras para melhorar as condições na Fazenda em caso de chuva forte e constante”. Embora as obras desse projeto multimilionário tenham começado, elas não foram concluídas antes do festival deste ano, que foi marcado pela chuva.
“Na temporada de entressafra de 2025/2026, destinaremos um orçamento adicional multimilionário e iniciaremos melhorias que priorizarão os acampamentos e outras áreas afetadas pelo clima extremo de 2025”, prometeram os organizadores. “Alguns desses projetos incluirão a replantação da propriedade, a continuação da ampliação das estradas de acesso aos acampamentos, a adição de mais drenagem e o reforço das principais vias de escoamento de água.”
Enquanto os organizadores debatiam a mudança do início do festival para evitar o clima extremo da temporada, após consultar especialistas em clima, eles finalmente decidiram que “nosso período tradicional de junho continua sendo a época mais ideal do ano para o Bonnaroo“.
Quando o festival retornar em 2026, “começará na quinta-feira à noite no Palco What com uma festa de boas-vindas épica” para comemorar seu retorno à Fazenda.
+++LEIA MAIS: Adaptação dos festivais às mudanças climáticas é tema de debate na SIM SP