Connect with us

Música

O músico do Megadeth que quase entrou para o Metallica, ex-banda de Dave Mustaine

Published

on


Dave Mustaine foi demitido do Metallica e formou o Megadeth, em 1983. Pouco depois, em 1986, um de seus colegas de banda teria, supostamente, quase feito o caminho inverso, trocando o Megadeth pelo Metallica.

A história é contada no recém-lançado livro The World’s State-Of-The-Art Speed Metal Band: The Megadeth Story 1983-2002, do jornalista Greg Prato. A obra ainda é inédita no Brasil.

O protagonista da dança das cadeiras? David Ellefson. Segundo o próprio baixista — hoje fora do grupo —, tudo aconteceu quando Lars Ulrich foi a um show do Megadeth pouco após a morte de Cliff Burton, baixista do Metallica, e sondado Ellefson para o posto.

David Ellefson, do Megadeth, em 2020
David Ellefson, do Megadeth, em 2020 – Foto: Mike Lewis Photography / Redferns

O músico estava em alta, assim como o Megadeth, após o lançamento do disco Peace Sells… but Who’s Buying? (1986), o segundo da banda liderada por Dave Mustaine.

Ellefson relata no livro (transcrição via pela Ultimate Guitar), oferecendo um pouco de contexto:

“Eis o que aconteceu: Lars (Ulrich) veio ao show no Kaiser Auditorium em Oakland (no dia 10 de outubro de 1986). Logo quando o álbum Peace Sells… estava sendo lançado, tínhamos cinco shows marcados com o Motörhead, e essa era a turnê do Orgasmatron (1986).

Ele, depois, completa:

“Cliff tinha acabado de morrer naquele acidente de ônibus. Quer dizer, em questão de algumas semanas antes. O pessoal do Exodus veio – lembro que o Rick Hunolt estava lá. O Lars veio, acho que com o Steffan Chirazi (jornalista da Kerrang!). E eu perguntei a ele o que eles iam fazer. Sabe: ‘O que está acontecendo?’. E ele fez um comentário meio retórico e engraçado. Ele respondeu: ‘Não sei. P#rra… você quer um emprego?’. Era esse tipo de coisa. Não era uma oferta séria.”

Dave Mustaine não gostou de investida do Metallica

De acordo com David Ellefson, o patrão Dave Mustaine não gostou nadinha do “assédio” sobre seu baixista:

“Eu tinha mencionado isso para o Dave (Mustaine). E acho que o Dave reagiu assim: ‘Que porra é essa? Eles estão tentando tirar o meu baixista.’ Sabe o que quero dizer? O fato de ter sido mencionado na imprensa, é claro, imediatamente virou assunto.”

Ellefson, porém, admite que talvez o episódio não passe de uma história curiosa sobre bastidores de bandas. Segundo o baixista, Lars não chegou a cogitar realmente que ele entrasse para o Metallica.

“Mas não foi uma oferta séria nem nada do tipo. Então, acho que isso certamente foi exagerado, só o fato de ter sido mencionado na imprensa, porque realmente não era esse tipo de conversa.”

O escolhido do Metallica

O escolhido para a vaga do saudoso Cliff Burton acabou sendo Jason Newsted, do Flotsam and Jetsam. Ele gravou o álbum seguinte, …And Justice For All (1988), e mais quatro trabalhos na década de 1990 antes de sair, em 2001. Desde então, Robert Trujillo cuida do baixo no Metallica.

Outra investida?

Em entrevista de 2019 ao podcast The Ex-Man (via site Igor Miranda), David Ellefson revelou quase ter sido chamado para outra audição com o Metallica. A ocasião ocorreu em 2001.

“Lars (Ulrich, baterista do Metallica) entrou em contato com Dave (Mustaine) para pedir sua permissão, algo que considerei gentil de sua parte. Dave me ligou e disse que odiaria me perder, mas, enquanto amigo, não poderia impedi-lo de uma oportunidade como essa. Então, ele deu a bênção, mas eu nunca fui chamado.”

Ellefson, inclusive, se preparou caso recebesse o convite. Acabou não rolando, mas o baixista segue admirando o Metallica.

“Da primeira vez, toquei algo simples do Black Album (1991), como ‘Holier Than Thou’. Foi a primeira vez que percebi que, apesar da semelhança entre Metallica e Megadeth, os riffs… obviamente, Dave esteve na banda, então há um pedaço do DNA (do Metallica) dentro do Megadeth, a forma que Dave fraseava os vocais através dos riffs, em comparação com o método deles… Dave era quase como Geddy Lee (Rush) nisso.”

+++ LEIA MAIS: O vídeo do governo americano que acabou apagado por causa do Metallica
+++ LEIA MAIS: Riff do maior hit do Metallica é plágio, sugere Dave Mustaine
+++ LEIA MAIS: A curiosa ligação entre Elvis Presley e Megadeth

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade