Música
As 3 provas de que o rock clássico ainda bomba nos EUA, segundo relatório

O rock está em declínio? Os jovens não consomem mais o estilo? Ele seguirá os mesmos passos do jazz, tornando-se algo extremamente nichado?
Tais perguntas têm se mostrado frequentes na indústria musical. Contudo, pelo menos nos Estados Unidos, um relatório recém-publicado indicou que a resposta é “não”.
De acordo com o levantamento semestral feito pela Luminate, empresa de análise de dados, o cenário desenhado foi revigorante para o rock nos primeiros seis meses de 2025.
O rock segue vivo, segundo os dados
O relatório (via Rolling Stone EUA) aponta pelo menos três ótimas notícias para o rock. Todas elas provam que o estilo, mesmo que em seu formato mais clássico, ainda é bastante relevante para o mercado musical americano.
São elas:
1) No ranking de streamings, o rock ficou em segundo lugar como principal gênero musical nos Estados Unidos, atrás somente do hip-hop/R&B. Ao todo, foram 123,3 bilhões de audições no semestre;
2)Becoming Led Zeppelin, primeiro documentário autorizado sobre a banda inglesa, alcançou o topo da lista de filmes musicais lançados em 2025 até agora. Foram quase 330 milhões de minutos assistidos no primeiro semestre. Além disso, ele alavancou a obra do grupo como um todo, gerando novo interesse;
3) Discos de rock, como Rumours(1977), do Fleetwood Mac, e Bleach(1989), do Nirvana, apareceram respectivamente entre os vinis e fitas cassetemais vendidos do ano até agora, ressaltando a importância do gênero perante colecionadores de mídia física.
O álbum e a música mais populares de 2025 nos EUA
Segundo os dados completos da empresa (via Billboard), envolvendo outros estilos, o álbum mais popular do ano até agora é I’m the Problem, do cantor country/pop Morgan Wallen.
Já a música mais popular do primeiro semestre é “Luther“, lançada em parceria pelo rapper Kendrick Lamar e a cantora de R&B Solána Imani Rowe, mais conhecida como SZA.
O relatório da Luminate compreende o período entre os dias 3 de janeiro e 3 de julho.
+++ LEIA MAIS: Jimmy Page reage a recepção de fãs a documentário do Led Zeppelin: ‘Inspirador’
+++ LEIA MAIS: Becoming Led Zeppelin é uma deliciosa história de origem; RS viu e comenta
+++ LEIA MAIS: Kendrick Lamar no Brasil: Quanto custam os ingressos para o show?