Moda
O que suas fezes revelam sobre a saúde do intestino

Mudanças na cor e na consistência das fezes devem ser observadas com atenção. Embora nem sempre sejam motivo de alarme, elas podem ser um sinal precoce de condições mais sérias, incluindo o câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 44 mil novos casos por ano da doença. Entender o que o seu corpo está comunicando através das fezes pode ajudar na detecção precoce.
Cores das fezes e seus significados
As fezes normalmente são marrons devido à ação da bile. Mas variações na coloração podem indicar diferentes condições de saúde. Confira as principais alterações e o que elas podem significar:
- Fezes pretas ou muito escuras:
Quando não estão relacionadas ao consumo de ferro ou alimentos como beterraba, podem ser sinal de sangramento no trato digestivo superior — o que inclui estômago, esôfago ou início do intestino delgado. Também pode estar relacionado a tumores. - Fezes avermelhadas ou com sangue:
A presença de sangue vivo nas fezes pode indicar sangramento no intestino grosso ou reto, sendo um possível sinal de câncer em estágios mais avançados. No entanto, hemorroidas e fissuras anais também são causas comuns. - Fezes claras ou acinzentadas:
Esse tipo de coloração pode sugerir um bloqueio nos ductos biliares, dificultando a liberação da bile. Tumores no pâncreas ou intestino podem estar por trás da obstrução.
Sinais que não devem ser ignorados
Nem toda mudança nas fezes aponta para algo grave, mas atenção especial deve ser dada a sinais persistentes como:
- Diarreia contínua ou constipação prolongada
- Dor ou desconforto abdominal
- Sensação de evacuação incompleta
- Fezes muito finas ou em fita
- Perda de peso inexplicável
- Náuseas, vômitos e inchaço persistenteSe esses sintomas forem acompanhados de alterações nas fezes, é essencial buscar um médico para investigação.
Estudo revela bebidas que dobram risco de câncer no intestino
Pesquisa recente indica que refrigerantes açucarados e bebidas alcoólicas podem dobrar o risco de câncer colorretal. O estudo, divulgado pela Catraca Livre, reforça a importância de hábitos alimentares saudáveis para prevenir a doença, que afeta milhares de brasileiros anualmente e tem altas taxas de mortalidade. Clique aqui para saber mais.