Celebridade
Quais as complicações do diagnóstico de Fernanda Keulla? Dentista aponta: ‘Diretamente’

Campeã do BBB 13, Fernanda Keulla recebeu o diagnóstico de uma síndrome; entenda as complicações que o quadro pode gerar
Fernanda Keulla (39) surpreendeu os fãs ao confirmar que foi diagnosticada com uma doença autoimune rara. Em seu perfil do Instagram, a campeã do BBB 13 explicou mais detalhes do diagnóstico de Síndrome de Sjögren. A famosa desabafou: “Os principais sintomas são: secular ocular e das glândulas salivares, que eram os meus sintomas secundários”. disse.
O que diz o especialista?
Para entender mais sobre o assunto, a CARAS Brasil, entrevista Flávio Pinheiro dentista e cirurgião dentista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ.
Segundo o dentista, a síndrome de Sjögren é uma doença autoimune, ou seja, quando o corpo ataca as próprias glândulas, inclusive as que produzem saliva e lágrima. Em muitos casos, os pacientes apresentam boca seca e olho seco ao mesmo tempo, como parte da doença.
Não é a mesma coisa
O especialista reforça que é importante explicar a diferença entre a xerostomia e síndrome de Sjögren. A xerostomia é o nome técnico para boca seca, e pode acontecer por vários motivos. Ele avalia que quem tem a síndrome de Sjögren tem xerostomia.
“Nem todo mundo com boca seca tem a síndrome. É por isso que chamamos de ‘xerostomia patológica’ quando o quadro é mais persistente e precisa de atenção especial, mesmo que não seja causado por uma doença autoimune. A xerostomia patológica é persistente, tem causa subjacente (medicamentos, doenças, tratamentos oncológicos) e afeta diretamente a saúde bucal”, declara.
Quais as complicações?
Impactos:
- Aumento de cáries e doenças gengivais;
- Dificuldade para mastigar, engolir e falar;
- Mau hálito crônico;
- Alterações no paladar
Minimizar sintomas:
- Estimular a salivação com gomas e balas sem açúcar;
- Uso de saliva artificial ou substitutos salivares;
- Hidratação constante;
- Higiene bucal rigorosa com produtos específicos
Leia mais em: Médica explica diagnóstico de doença rara de Fernanda Keulla: ‘Complicações’
