Música
Saiba como Sean Combs reagiu após veredito do júri

Eram 9h52 da manhã (10h52 no horário de Brasília) desta quarta-feira, 2, quando chegou a nota do julgamento de Sean “Diddy” Combs por conspiração para tráfico sexual e extorsão. Os advogados do magnata se separaram e foram até a sala de espera para buscar seu cliente. Ao retornar ao tribunal, Combs olhou para a família e acenou com a cabeça, como se dissesse: “Vai ficar tudo bem”.
Após 28 dias de depoimentos muitas vezes angustiantes e 13 horas de deliberações, o júri finalmente chegou a um veredito completo.
Tanto Combs quanto os promotores federais chegaram ao tribunal nesta quarta-feira sabendo que uma decisão era iminente. Na noite anterior, o júri revelou que havia chegado a uma conclusão em quatro das cinco acusações, mas permanecia dividido quanto à acusação de extorsão. Seguindo instruções do juiz Arun Subramanian, eles retornaram ao tribunal distrital federal em Nova York às 9h desta manhã para concluir o trabalho.
Diddy também fez uma breve aparição no tribunal logo na manhã de quarta-feira. Ele passou alguns minutos analisando documentos com sua equipe jurídica e, às 9h30 (horário local), sua mãe, Janice, seis de seus filhos e algumas de suas namoradas já haviam entrado, ocupando toda a segunda fileira da galeria.
Antes de retornar à sala de detenção, Combs cumprimentou seus entes queridos, dizendo-lhes para “permanecerem fortes”. Curvando a cabeça, Combs os conduziu em uma breve oração. “Deus abençoe os jurados”, implorou. “Deus, por favor, cuide da minha família.”
“Amém”, concluiu, e a família o aplaudiu ruidosamente antes de ele ser levado embora pelo Serviço de Delegados dos EUA.
O magnata da música e sua família não precisaram esperar muito mais. Ao retornar ao tribunal após o júri apresentar sua notificação, Combs parecia feliz e confiante ao ler uma cópia impressa do Salmo 11, que termina com os versos: “Pois o Senhor é justo, e ama a justiça/ os retos verão a sua face”. Sua família, enquanto isso, sentava-se nervosamente atrás dele, na ponta dos assentos.
Embora Diddy tenha começado a demonstrar nervosismo enquanto o júri se reunia, ele rapidamente se controlou. Quando o júri o declarou “inocente” de extorsão, o magnata soltou um suspiro profundo e ergueu o punho ao lado do corpo. Sua família engasgou e alguns aplausos escaparam.
Quando os vereditos de absolvição das duas acusações de tráfico sexual foram divulgados, Combs continuou a vibrar de alegria e descrença. Ele sorriu mesmo quando o júri o condenou por duas acusações de transporte para prostituição. Deu um abraço e um beijo em seu advogado de defesa, Teny Geragos, e depois se virou para a família e disse: “Vamos ficar bem, estou voltando para casa.”
E quando o júri começou a sair, Combs juntou as mãos e, gesticulando em direção a eles, disse: “Obrigado, obrigado”.
O veredito misto para o artista é um final surpreendente para o julgamento de grande repercussão. Desde que a ex-namorada de Combs, CassieVentura, entrou com o processo bombástico contra ele em novembro de 2023, ele tem enfrentado duras batalhas, o que inclui não apenas acusações federais, mas também uma série de processos civis de outros acusadores (o processo de Ventura foi rapidamente resolvido, mas outros continuam em andamento). Embora Combs tenha admitido alguns comportamentos criminosos, incluindo violência doméstica e uso de drogas, ele tem sido considerado inocente na maioria das situações.
Apesar do veredito misto, Combs ainda pode ser condenado a prisão pelas duas condenações por prostituição, com cada violação podendo resultar em uma pena de até 10 anos. Mas é improvável que o juiz Subramanian aplique a pena mais severa, dada a ausência de antecedentes criminais de Combs. A data da sentença ainda não foi definida.
Enquanto isso, Diddy continua aguardando para saber se será devolvido à prisão preventiva ou se será liberado sob fiança enquanto aguarda a sentença. Após a leitura dos vereditos, a acusação e a defesa imediatamente começaram a discutir o assunto, e Subramanian deve tomar uma decisão ainda hoje.