Connect with us

Moda

5 destinos para experimentar a gastronomia brasileira

Published

on

5 destinos para experimentar a gastronomia brasileira


A gastronomia brasileira é um reflexo da diversidade cultural do país, resultado da fusão de influências indígenas, africanas e europeias ao longo dos séculos. Cada região tem sua identidade culinária própria, com ingredientes e técnicas que variam de acordo com o clima, a geografia e a história local.

No Norte, pratos como o tacacá e o pato no tucupi destacam a riqueza da culinária amazônica, enquanto no Nordeste, sabores marcantes como o do acarajé e da moqueca mostram a forte herança africana.

De Norte a Sul, o Brasil é um país que mistura uma grande variedade de culturas e gastronomias
De Norte a Sul, o Brasil é um país que mistura uma grande variedade de culturas e gastronomias – cacio murilo de vasconcelos/iStock

Já no Centro-Oeste, o pequi e o arroz com guariroba são exemplos do aproveitamento dos frutos do cerrado, enquanto no Sul, o churrasco e o barreado refletem a influência europeia. No Sudeste, a feijoada e o pão de queijo são ícones que conquistaram o paladar nacional.

Explorar a gastronomia brasileira é como embarcar em uma viagem pelos sabores e culturas do país. Pesquisa da  Booking.com aponta que dois em cada cinco (42%) turistas brasileiros têm como motivação para viajar experimentar novas culinárias.

De olho nesse cenário, a Catraca Livre lista cinco destinos ideais para experimentar as comidas típicas de cada região do país.

5 destinos para experimentar comidas típicas do Brasil

Belém (Pará)

No coração da Amazônia, Belém é o paraíso para os amantes da culinária típica. O tacacá, um caldo quente que tem como base tucupi, goma de mandioca, camarão seco e jambu, é uma experiência sensorial imperdível. Outros destaques são: o pato no tucupi, a maniçoba (feita a partir da folha da mandioca-brava, que precisa ser cozida por sete dias) e as deliciosas sobremesas da fruta amazônica cupuaçu.

Tacacá é típico da região Norte do Brasil, como Belém (PA)
Tacacá é típico da região Norte do Brasil, como Belém (PA) – WS Studio/iStock

No destino, vale visitar o Mercado Ver-o-Peso, um ícone local, para descobrir também o açaí na sua forma autêntica, servido com peixe frito. Outra boa pedida é conhecer o Theatro da Paz, onde é possível assistir a concertos ou fazer visitar guiadas, e a Estação das Docas, um complexo turístico repleto de bares e restaurantes.

Cartão-postal de Belém, o mercado Ver-o-Peso oferece os mais variados sabores e aromas do Pará
Cartão-postal de Belém, o mercado Ver-o-Peso oferece os mais variados sabores e aromas do Pará – MTur

Para a hospedagem, uma boa opção é o Olaria River Hostel, que oferece quartos privativos e dormitórios compartilhados.

Salvador (Bahia)

Salvador, na Bahia, é sinônimo de diversão, história e sabores intensos. O acarajé, bolinho de feijão-fradinho frito no azeite de dendê e recheado com vatapá e camarão seco, é um clássico. Além dele, a tradicional moqueca baiana –feita com peixes e frutos do mar cozidos no leite de coco e com azeite de dendê– e o bobó de camarão são outros pratos que celebram a culinária da região.

Mulher prepara acarajé no Pelourinho, região histórica de Salvador (BA)
Mulher prepara acarajé no Pelourinho, região histórica de Salvador (BA) – GlauceRodrigues/iStock

Para quem visita a capital, um passeio pelo Pelourinho, reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco, é uma boa pedida para incluir no roteiro, assim como a Praia do Porto da Barra, o Forte de Santa Maria, e a Praia do Farol da Barra, além da bela Igreja de São Francisco.

Não dá para falar de destinos para provar comidas típicas sem falar de Salvador
Não dá para falar de destinos para provar comidas típicas sem falar de Salvador – Depositphotos/STYLEPICS

Para a estadia, o Hotel Bahia do Sol está localizado a 2 km do Pelourinho, no centro histórico de Salvador.

Goiânia (Goiás)

Nativo do cerrado brasileiro, o pequi é um fruto amarelo de sabor único, que se transforma no ingrediente principal de pratos – doces e salgados – como o arroz com pequi, uma iguaria amada pelos goianos, e a galinhada com pequi.

Arroz com pequi, uma das iguarias da culinária de Goiás
Arroz com pequi, uma das iguarias da culinária de Goiás – AngelaMacario/iStock

Para comer a fruta, é necessário um pouco de cuidado: ela não pode ser mordida, já que apresenta uma camada de espinhos embaixo da polpa, o ideal é que seja raspada. Mas isso não impede que seja muito consumida na região. Goiânia também oferece o empadão goiano, uma delícia recheada com frango e guariroba (uma espécie de palmito do cerrado), e é o destino perfeito para provar pamonha, que é preparada com milho verde e pode ter diferentes recheios, como carne-seca.

Bosque dos Buritis, Goiânia (GO)
Bosque dos Buritis, Goiânia (GO) – Istock/AngelaMacario

Além da gastronomia, a cidade se destaca por seus parques, como o Flamboyant e o Vaca Brava. O Transamerica Collection Goiânia é uma opção de acomodação na cidade, que oferece piscina ao ar livre, spa e sauna.

Belo Horizonte (Minas Gerais)

Com uma das culinárias mais famosas do país, Minas Gerais apresenta uma gastronomia rica e diversificada, servindo desde quitutes tradicionais, como o pão de queijo e o doce de leite, passando pela variedade de queijos mineiros, até refeições cheias de sabor.

O frango com quiabo é um dos pratos mais tradicionais na culinária mineira
O frango com quiabo é um dos pratos mais tradicionais na culinária mineira – Iamthatiam/iStock

O frango com quiabo é um dos pratos mais emblemáticos da região, que pode ser acompanhado de angu e arroz. Quem está de passagem pela capital Belo Horizonte pode experimentá-lo em um restaurante de comida típica local, ou provar outras iguarias mineiras, como o feijão tropeiro e o tutu de feijão. 

Vista da Praça da Liberdade, na região central de Belo Horizonte (MG)
Vista da Praça da Liberdade, na região central de Belo Horizonte (MG) – Pedro Truffi/iStock

Além das comidas, explorar a tradição dos botecos da cidade é item obrigatório para incluir no itinerário da viagem, além do circuito da Lagoa da Pampulha, com a Igreja de São Francisco projetada por Oscar Niemeyer.

Para a hospedagem, o Royal Boutique Savassi Hotel está localizado no bairro da Savassi e oferece restaurante de culinária nacional.

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o churrasco gaúcho é uma tradição que transcende gerações. Preparado com cortes selecionados de carne assados lentamente no fogo de chão, o churrasco é servido em abundância. Vale visitar uma autêntica churrascaria gaúcha para vivenciar a experiência.

Costela no fogo de chão, uma das iguarias do Rio Grande do Sul
Costela no fogo de chão, uma das iguarias do Rio Grande do Sul – Drs Producoes/iStock

Outro item culinário muito popular na região é o chimarrão, símbolo importante da cultura local. Preparado com a infusão da erva-mate em água quente, ele é servido em uma cuia e compartilhado com amigos e familiares.

Parque Farroupilha, uma dos atrativos de Porto Alegre
Parque Farroupilha, uma dos atrativos de Porto Alegre – iStock

Em um roteiro turístico em Porto Alegre vale incluir um passeio pelo centro histórico, incluindo o Mercado Público, repleto de produtos locais, e a Praça da Matriz, além da orla do Guaíba, perfeita para um passeio ao entardecer. Uma boa opção de hospedagem é o Town.Co Housi by My Way, que oferece apartamentos com cozinha.



Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade