Connect with us

Celebridade

5 receitas do econômico ao light para se fazer com calabresa; veja!

Published

on

Junto com salsichas, paios, mortadelas e salsichões, as linguiças integram o grupo dos embutidos. A produção no Brasil começou com receitas caseiras, em geral trazidas por imigrantes. Depois foram adaptadas industrialmente para atender às necessidades de uma população que aumentava e prosperava.

Hoje existe uma infinidade de tipos de linguiça, feitos de carnes diferentes, formas diversas de processamento, como cruas, assadas, cozidas e defumadas, com variadas formas de apresentação e temperos incontáveis. O termo calabresa refere-se à pimenta usada em sua composição. É um produto nacional.

De início, levava muita pimenta; depois, pelos hábitos alimentares, o teor diminuiu. Há dois grupos de calabresa. O que os diferencia é o tratamento térmico que recebem ou deixam de receber. O processo de fabricação envolve moagem da carne e da gordura suínas, que também podem ser picadas grossas, e incorporação de ingredientes como pimenta-calabresa, especiarias, sal e substâncias conservantes.

Depois são embutidas em tripas ou envoltórios comestíveis. As cruas são chamadas “frescais” e as que recebem tratamento térmico, “curadas“. Estas ainda podem ser defumadas. As curadas recebem tratamento térmico, na forma de defumação úmida, ganhando a coloração que lhe é peculiar.

Calabresas dão sabor e aroma a todo prato cozido. Basta uma pequena porção para tornar apetitosos pratos com feijões, ervilhas, lentilhas. Podecompor feijoada, cozidos, refogados de legumes e pratos com outros tipos de carne, até mesmo de aves. Quando frita, é ótimo aperitivo. Fatiada, dá boa cobertura para pizzas, fritadas e até caldos. Fresca e esmigalhada, dá bons recheios de legumes e aves. Grelhada, enfim, é fundamental em nosso delicioso churrasco.

SAÚDE

É bom para: Ser uma fonte de proteínas, podendo substituir a carne, ou complementar outros alimentos que fornecem proteínas vegetais, como a combinação de cereais e leguminosas.

É ruim para: Ser ingerida em excesso, em especial pelas crianças, pois contém aditivos químicos, como nitrito de potássio, que no estômago se tornam nitrosamina, substância cancerígena.

COMO SE ESCOLHE

Ao comprar calabresa, certifique-se da existência do número de registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e validade. Guardada à temperatura de até 4 ºC, as calabresas curadas são embaladas a vácuo e, se refrigeradas, se conservam por até 2 meses. Observe se a embalagem está bem aderida à superfície do produto e se não tem líquido leitoso acumulado. No caso da frescal, vendida solta, observe as condições de higiene do local, do balcão refrigerado e do vendedor. Como a embalada, deve ter o prazo de validade e a marca comercial afixados em local de exposição do produto.

COMO SE PREPARA

Depois de abrir o pacote, transfira as linguiças para um recipiente que feche bem e guarde na geladeira por até uma semana, sem contato com umidade, senão emboloram. Para conservá-las por mais tempo, embrulhe porções em filme plástico e mantenha no freezer por até 30 dias. As do tipo frescal podem ficar na geladeira por até 3 dias após a compra. No freezer, embaladas em filme ou saco plástico, se conservam também por até 30 dias. Calabresas curadas, por já serem cozidas, não precisam ser cozidas por longo tempo. Basta aquecê-las. Mas também podem ser cozidas por longo tempo, trazendo maciez.

RECEITAS
Foto: Divulgação/Sala de Notícias
Foto: Divulgação/Sala de Notícias

Minha receita com o cantor Ceian Muniz
Vou ensinar o Arroz Carreteiro com Linguiça Calabresa. Tiro a pele de 400 g de linguiça calabresa e corto em rodelas. Levo ao fogo médio e refogo a calabresa. Quando estiver dourada, somo 1 cebola picada e refogo por alguns minutos. Então, acrescento 2 dentes de alho picado e refogo. Coloco 2 tomates sem as sementes e já picados e mexo bem. Na sequência, eu ponho 2 xíc. (chá) de arroz branco cozido e misturo tudo até aquecer bem. Ajusto o sal e a pimenta-do-reino e finalizo com cheiro-verde. Uma receita que é um clássico da cozinha!

Foto: André Ctenas
Foto: André Ctenas

LIGHT: Carpaccio de abobrinha ao creme
Lave a abobrinha e elimine extremidades. Com cortador de legumes, corte em 44 lâminas bem finas, no sentido do comprimento, e coloque numa tigela. Junte 50 ml de água, suco de limão e metade do sal. Reserve. Doure lâminas de calabresa numa frigideira antiaderente. Tire do fogo. Reserve. Bata por 30 segundos no liquidificador ricota com creme de leite, raspas de casca de limão e o sal restante. Escorra a abobrinha, seque com toalha de papel e arrume nos pratos. Ponha em cima a linguiça e o creme de ricota. Hortelã decora.

Para 4 porções: 1 abobrinha italiana média, 1 col. (sopa) de suco de limão, 2 col. (chá) de sal, 100 g de linguiça calabresa defumada cortada em lâminas bem finas, ½ xíc. de ricota, 3 col. (sopa) de creme de leite light, 1 col. (sopa) de raspas de casca de limão, hortelã higienizada.

Foto: André Ctenas
Foto: André Ctenas

RÁPIDA: Estrogonofe ao crisp de mandioquinha
Coloque numa frigideira de 25 cm de diâmetro a cebola e a manteiga. Refogue por 5 min. Junte os cogumelos e cozinhe por 2 min. Retire a cebola com cogumelos da frigideira. Reserve. Na mesma frigideira, aqueça o óleo e frite a linguiça até dourar. Incorpore a cebola com os cogumelos, metade da salsinha, creme de leite, sal e pimenta. Cozinhe, mexendo sem parar, até ferver. Retire do fogo. Sirva com crisp de mandioquinha. Cebolinha decora.

Para 4 porções: 2 cebolas picadas, 4 col. (sopa) de manteiga, 200 g de cogumelo-de paris em conserva, 3 col. (sopa) de óleo de soja, ½ kg de calabresa fresca sem pele picada, 2 col. (sopa) de salsa picada, 200 ml de creme de leite fresco, 2 col. (chá) de sal, 1 col. (chá) de pimenta-do-reino, crisp de mandioquinha, cebolinha-verde higienizada.

Foto: André Ctenas
Foto: André Ctenas

ECONÔMICA: Sopa de alho, batata e ervilha
Ponha numa assadeira o alho, as batatas com casca para baixo e cebolas. Polvilhe o sal, regue com o azeite e 120 ml de água. Cubra com papel-alumínio. Asse no forno aquecido a 180 ºC. Descasque o alho, as batatas, as cebolas e ponha no liquidificador. Junte o caldo de legumes e o creme de leite. Bata e despeje numa panela com linguiça e ervilha. Cozinhe até a ervilha amaciar. Sirva decorada com limão.

Para 4 porções: 2 cabeças de alho, ½ kg de batatas com casca partidas ao meio, 2 cebolas médias partidas ao meio, 2 col. (chá) de sal grosso, 4 col. (sopa) de azeite de oliva, 500 ml de caldo de legumes caseiro, ½ xíc. de creme de leite pasteurizado, 1 xíc. de ervilha congelada, 300 g de calabresa defumada em rodelas, fatias de limão.

Foto: André Ctenas
Foto: André Ctenas

GOURMET: Pappardelle ao ragu de pernil
Aqueça o azeite numa panela. Junte a carne e a linguiça. Frite, mexendo o mínimo, por 15 min. Adicione a cenoura, o salsão e a cebola. Refogue, mexendo às vezes, por 5 min. Misture o extrato de tomate, o vinho, o caldo, 1 col. (chá) de sal e o tahine. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 50 min. Tire do fogo e reserve. Coloque a massa numa panela com 3 litros de água fervente e o sal restante. Cozinhe, mexendo às vezes com cuidado, até ficar al dente. Retire do fogo e escorra a água. Sirva com o ragu. Salsinha decora.

Para 4 porções: 3 col. (sopa) de azeite, 300 g de pernil suíno, 400 g de calabresa apimentada, 1 cenoura, 2 talos de salsão e 1 cebola picados, 2 col. (sopa) de extrato de tomate, 100 ml de vinho tinto seco, 250 ml de caldo de carne caseiro, 3 col. (chá) de sal e 2 de tahine, 300 g de pappardelle, salsinha.

Continue Reading
Advertisement
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Plateia © 2024 Todos os direitos reservados. Expediente: Nardel Azuoz - Jornalista e Editor Chefe . E-mail: redacao@redebcn.com.br - Tel. 11 2825-4686 WHATSAPP Política de Privacidade