Celebridade
4 receitas para tornar o seu Natal mais doce; confira!

Dezembro é um mês especialmente festivo e recheado de confraternizações entre amigos, familiares, a festa do Natal, a celebração judaica de Chanucá, além das festas de réveillon. Tantos eventos pedem sobremesas cuidadosamente planejadas, não é mesmo? Eu fiz uma seleção de receitas que além do símbolo de festivas, são lindas e vão deixar sua mesa ainda mais especial.
Leia também: 5 receitas fora do comum para se fazer com kiwi; confira!
Também acho importante levar em conta que nesta época temos o auge do verão no Brasil e receitas leves caem muito bem, como é o caso do clássico pudim de claras. De inspiração italiana, o Struffoli é colorido e divertido, enquanto a Panna Cotta traz a combinação da goiabada com queijo que sempre faz sucesso. Como eu sou fã de bolos de frutas, trouxe um de inspiração inglesa, o Twelfth Night Cake, tradicionalmente feito na Epifania.
RECEITAS COM A CHEF OTAVIA

Mensalmente, este espaço é todo dedicado às incríveis receitas da chef confeiteira Otavia Sommavilla, que ainda pilota o programa Doce Otavia na CARAS TV. Por lá, ensina doces deliciosos. Após passar por cozinhas renomadas, ela se consolidou na gastronomia com uma abordagem autoral e sensível. Otavia tem cinco livros publicados, atua como criadora de conteúdo, professora em escolas como Wilma Kövesi e Atelier Gourmand, e desenvolvedora de receitas para grandes marcas. Quer mais? Ela lançou uma linha de porcelanas inspirada em seus bolos decorados!
Pudim de Claras

Comece pela calda de caramelo: coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo mexendo até que o caramelo derreta totalmente e adquira uma cor dourada. Cuidado para que não queime. Despeje a água cuidadosamente (vai espirrar) e deixe ferver novamente, cozinhando até que todos os pedaços de açúcar derretam e a calda atinja o ponto de fio fraco. Deixe esfriar 3 minutos e espalhe o fundo e lados de uma forma de pudim grande (26 cm de diâmetro). Use luvas térmicas para proteger as mãos.
Faça o pudim: coloque as claras na tigela da batedeira. Bata em velocidade média até que elas atinjam o ponto de claras em neve. Comece a acrescentar o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Bata por 10 minutos até obter um merengue firme. Desligue a batedeira e coloque a mistura de claras e açúcar na forma preparada cuidadosamente. Leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1 hora. O pudim vai crescer e ficar com o topo dourado. Retire, deixe esfriar e desenforme. Para o pudim – 10 claras, 400 g de açúcar Para a calda – 200 g de açúcar, 200 g de água
Struffoli

Derreta a manteiga, deixe amornar e junte ovos e vinho. Em uma tigela, coloque farinha, metade do açúcar e raspas cítricas. Junte a mistura de ovos e mexa tudo até obter uma massa densa e homogênea. Ela estará macia e um pouco pegajosa, mas é importante nesta etapa não exagerar na farinha. Faça uma bola com a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por, pelo menos, meia hora. Se for ficar mais de 2 horas descansando, coloque na geladeira. Para fazer as bolinhas, a massa precisa estar à temperatura ambiente. Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa e faça rolinhos compridos com a massa, de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Com uma faca afiada, corte bolinhas pequenas, como se fosse fazer um nhoque. Cada pedacinho não deve passar de 2 cm. Aqueça óleo em uma panela e frite as bolinhas aos poucos, até que fiquem douradas, colocando para escorrer em papel absorvente.
Prepare a calda: leve o mel ao fogo em uma panela grande e, quando começar a ferver, junte o açúcar restante e as frutas, deixando ferver por 1 minuto. Despeje as bolinhas fritas, mexa para que fiquem bem envolvidas na calda e despeje na travessa, empilhando de forma decorativa. Decore com frutas secas e confeitos e sirva.
Ingredientes – 300 g de farinha de trigo, 3 ovos, 40 g de manteiga sem sal, raspas de 1 limão (de preferência siciliano), raspas de 1 laranja pera ou bahia, 30 g de vinho branco doce, 30 g de açúcar, 225 g de mel de abelhas (de preferência de sabor suave, como flor de laranjeira), 150 g de frutas cristalizadas mistas, óleo para fritura, cerejas ao marrasquino, amêndoas e confeitos coloridos para decorar.
Bolo de frutas inglês

Pique todas as frutas e polvilhe levemente com farinha de trigo. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, e junte os ovos um de cada vez sempre batendo. Peneire a farinha com o fermento e junte à massa. Misture até homogeneizar (não precisa bater mesta etapa) e em seguida acrescente as frutas. Misture e despeje em uma forma redonda de canudo no centro medindo 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC e asse por aproximadamente 1 hora ou até que esteja crescido, dourado e a massa esteja assada. Retire do forno, deixe esfriar 5 minutos e desenforme.
Para decorar, use cerejas em calda e um glacê simples de açúcar de confeiteiro: misture 125 g de açúcar de confeiteiro com leite (aproximadamente 25 g) suficiente só para formar um creme bem grosso. Espalhe sobre o bolo, decore com cerejas e deixe o glacê secar. Ingredientes – 200 g de manteiga s/ sal, 250 g de açúcar, 5 ovos, 320 g de far. de trigo, 10 g de fer. químico, 150 g de pera seca em pedaços, 130 g de uva-passa branca, 125 g de cerejas cristalizadas ou em calda, 100 g de pistaches, 50 g de nozes, 50 g de uva-passa preta.
Panna Cotta Romeu e Julieta

Polvilhe a gelatina sem sabor sobre a água e deixe hidratar até que fique translúcido (5 minutos). Reserve. Misture leite, açúcar, catupiry e baunilha em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo com fouet até que fique bem quente e totalmente liso (o catupiry vai derreter). Retire do fogo e imediatamente junte a gelatina hidratada, misturando até que esteja homogêneo, e não sejam mais visíveis os grumos de gelatina. Despeje em 4 taças grandes e leve à geladeira até firmar, o que leva cerca de 4 horas. Para servir, guarneça cada taça com uma porção da goiabada cremosa.
Ingredientes – 10 g de gelatina em pó sem sabor, 45 g de água fria, 400 g de catupiry, 300 g de leite integral, 5 g de extrato de baunilha, 125 g de açúcar, 250 g de goiabada cremosa ou geleia de goiaba.
