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Instituto amplia programa de educação financeira para crianças e 60+

A educação financeira no Brasil ainda enfrenta desafios profundos, especialmente quando se trata de alcançar diferentes faixas etárias. Pensando além da formação de base e reconhecendo os obstáculos enfrentados por gerações mais maduras, o programa Bemi —iniciativa do Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), braço social do Grupo BMG— amplia sua atuação com uma proposta intergeracional.
Após o sucesso da primeira fase, marcada pelo lançamento do livro infantil “Bemi”, o projeto agora se desdobra em duas novas iniciativas que reforçam seu compromisso com a inclusão financeira.
A primeira é o jogo de tabuleiro “Missão Financeira”, voltado para crianças a partir de 8 anos, que estimula o aprendizado lúdico sobre dinheiro, escolhas e planejamento. A segunda é a revista “Bemi 60+”, uma proposta inédita pensada especialmente para o público da terceira idade, com conteúdos acessíveis e relevantes para quem busca autonomia e segurança financeira na maturidade.
“Existe um consenso sobre a importância de se trabalhar educação financeira desde a infância, porém, há toda uma camada da sociedade esquecida, que já chegou à aposentadoria sem qualquer planejamento ou noções básicas de finanças pessoais. Foi com esse objetivo, de abraçar esses públicos distintos, de acordo com suas necessidades, que ampliamos o Bemi”, diz Rosana Aguiar, diretora Executiva do Instituto Marina e Flávio Guimarães.
Adultos desconhecem conceitos básicos de finanças
Mais da metade dos adultos brasileiros ainda desconhece noções básicas de finanças, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Esse dado revela um cenário preocupante e reforça a urgência de iniciativas que tornem o conhecimento financeiro mais acessível e significativo para diferentes públicos.
Com esse objetivo, o programa Bemi aposta em uma abordagem inovadora: traduzir conceitos como planejamento, crédito e poupança em histórias envolventes, jogos educativos e experiências lúdicas que dialogam com todas as idades.
O conteúdo é cuidadosamente adaptado para cada faixa etária, com linguagem simples, atividades práticas e ferramentas que incentivam o consumo consciente e a construção de uma relação mais equilibrada e saudável com o dinheiro.
Lançada em 2024, a primeira fase contempla o livro “Bemi: lições de valor” para crianças de 6 a 15 anos, que combina literatura, teatro e práticas pedagógicas para abordar conceitos financeiros de forma acessível e divertida.
Nesta trilha, o esquilo Bemi -personagem da história, inspirado no icônico cofrinho do Banco Bmg da década de 1970- conduz crianças, jovens e idosos em jornadas de aprendizado sobre consumo consciente, planejamento financeiro, crédito, poupança, endividamento, entre outros. Com 14 mil exemplares impressos distribuídos em escolas e comunidades, o sucesso do livro se estendeu pelo ambiente digital com alcance de mais de 127 mil usuários.
Na nova fase lançada agora, a abordagem lúdica e pedagógica voltada para crianças mira o público acima de 8 anos com o jogo de tabuleiro “Missão Financeira”, que transforma educação financeira em uma grande aventura na qual os participantes percorrem uma trilha cheia de decisões, aprendendo a gerenciar recursos e evitar ciladas financeiras. Para essa iniciativa está prevista a distribuição de mais de 1,2 mil unidades em escolas públicas e instituições sociais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
A revista “Bemi 60+: Um pouco de luz” contempla o lançamento da série de educação financeira destinada ao público acima de 60 anos, que trará histórias com dicas práticas para cuidar do dinheiro, além de passatempos que estimulam a memória e o raciocínio e auxiliam na fixação do conteúdo. A publicação tem linguagem simples e direta, e sua diagramação é feita em letras maiores para facilitar a leitura e compreensão.
Ainda em 2025, o IMFG irá distribuir, gratuitamente, 45 mil exemplares para instituições sociais que atendam o público 60+, além de clientes do BMG em todo o Brasil. A publicação será periódica, com as edições seguintes abordando outros temas do dia a dia financeiro do público da terceira idade.
“A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de soluções acessíveis, que dialogam com a realidade de milhares de brasileiros. Mais do que ensinar sobre dinheiro, o programa convida cada pessoa a reescrever sua relação com o futuro”, diz Rosana.