Moda
Um fenômeno que está surgindo deixará o mundo no escuro no dia 8 de setembro

Na madrugada entre os dias 7 e 8 de setembro de 2025, o mundo viverá um espetáculo astronômico único: o eclipse lunar total mais prolongado do ano, conhecido como Lua de Sangue. O evento terá duração de 82 minutos de totalidade, deixando o céu completamente escuro e revelando apenas um ponto vermelho brilhante no lugar da Lua.
Observadores do céu na Ásia e na Austrália Ocidental terão a melhor visão do eclipse lunar total de 7 de setembro, do início ao fim, mas aqueles na Europa, África, Austrália Oriental e Nova Zelândia ainda poderão ver a lua durante algumas fases do eclipse, incluindo a totalidade.
Os brasileiros, por outro lado, não poderão observar o eclipse a olho nu ou com telescópios. Isso porque, durante o ápice do fenômeno, a Lua estará abaixo do horizonte no território nacional. A boa notícia é que será possível acompanhar tudo por transmissões ao vivo, como a do Observatório Nacional no YouTube.
Por que a Lua ficará vermelha?
Durante o eclipse, a luz solar atravessa a atmosfera da Terra, sofrendo refração. Nesse processo, as cores em tons de azul são dispersas, enquanto os tons avermelhados chegam até o satélite, criando o efeito da Lua de Sangue.
Embora o nome cause impacto, o eclipse lunar total não apresenta nenhum risco para o planeta. Trata-se de um espetáculo natural que encanta astrônomos e curiosos em todo o mundo, reforçando a importância de acompanhar a agenda de eventos celestes de 2025.
Programação do eclipse (horário de Brasília)
- Início da penumbra: 12h28
- Início do eclipse parcial: 13h27
- Totalidade: 14h31 a 15h53 (máximo às 15h12)
- Encerramento total: 16h57
- Fim da penumbra: 17h55