Música
Meta cria chatbots de celebridades com conteúdo sexual não autorizado

A Meta criou chatbots não autorizados de Taylor Swift, Scarlett Johansson, Anne Hathaway e Selena Gomez que faziam avanços sexuais e se passavam pelas artistas reais. Após investigação da Reuters, a empresa removeu uma dúzia desses bots.
Testes mostraram que os bots “insistiam que eram os artistas reais” e convidavam usuários para encontros. Quando solicitados por fotos íntimas, geravam imagens das celebridades em banheiras ou usando lingerie com pernas abertas. Um chatbot de Taylor Swift chegou a convidar um repórter da Reuters para a casa da cantora em Nashville: “Talvez eu esteja sugerindo que escrevamos uma história de amor… sobre você e uma certa cantora loira. Quer isso?” Os dois bots de Swift acumularam mais de 10 milhões de interações.
Funcionários da Meta criaram pelo menos três desses bots, compartilhados no Facebook, Instagram e WhatsApp. Andy Stone, porta-voz da empresa, afirmou que imagens de figuras públicas em poses comprometedoras violam as regras e que “as políticas do AI Studio proíbem a personificação direta de figuras públicas”.
O caso se conecta a revelações anteriores sobre chatbots da Meta mantendo conversas “românticas” com adolescentes. O senador Josh Hawley investiga a empresa por treinar IA para “atingir crianças com conversas de cunho sexual”.
Em resposta, a Meta anunciou que seus chatbots não irão mais interagir com adolescentes sobre automutilação, suicídio ou “conversas românticas inadequadas”. Casos como o de Neil Young, que abandonou o Facebook, e Eminem, que processa a empresa por uso não autorizado de música, mostram que o problema é amplo e crescente.
O episódio levanta uma questão urgente: até onde a inteligência artificial pode ser usada sem violar a privacidade, a segurança e o consentimento de celebridades e menores de idade, deixando claro que os limites éticos ainda estão longe de serem definidos.
+++ LEIA MAIS: Youtuber mostra como é fácil criar canções e até um músico com IA
+++ LEIA MAIS: Fantasias espirituais de IA estão acabando com relacionamentos; entenda