Moda
Curso gratuito da Fundação Estudar prepara jovens para estudar no exterior

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para a edição 2026 do Prep Program, curso preparatório gratuito que prepara jovens brasileiros a conquistarem vagas nas universidades mais competitivas do mundo.
Ao longo de seus 15 anos de história, o programa já impactou 620 alunos e acumula 1.619 aprovações em universidades no exterior, sendo mais de 680 nas mais prestigiadas do mundo.
As inscrições estão abertas até 1º de outubro e devem ser feitas de forma online (acesse aqui).
Como é o curso gratuito da Fundação Estudar
Ao longo de 12 meses, de janeiro a dezembro, cada participante recebe mais de 200 horas de orientação especializada, suporte de especialistas e mentores formados em instituições como Harvard, Yale, MIT e Stanford.
O curso gratuito contempla ainda preparação para testes padronizados, bolsas para custos de inscrição, em caso de necessidade comprovada, apoio à saúde mental e oportunidades exclusivas de networking com uma comunidade que reúne mais de 900 bolsistas da Fundação Estudar. No mercado, um treinamento desse nível poderia custar mais de R$50 mil, porém, o Prep Program é 100% gratuito.
“O processo seletivo para estudar em uma universidade no exterior é bastante diferente do vestibular brasileiro, por isso, oferecemos um programa de excelência, com ótimos resultados de aprovação, para auxiliar os jovens que têm esse sonho a ingressar nas universidades mais competitivas do mundo”, afirma Lucas Mendes, diretor-executivo da Fundação Estudar.
No ciclo 2024/2025, 97% dos participantes do Prep Program foram aceitos em pelo menos uma instituição e mais de 75% conquistaram vaga em uma Top School, recorde histórico. Foram 215 aprovações no ano, com média de 3,7 por estudante aceito.
Ao todo, 80% dos aprovados receberam bolsas de estudo, totalizando mais de US$ 5,3 milhões em bolsas por ano, durante os quatro anos de graduação. Hoje, quatro em cada dez brasileiros que estudam nas Top 30 universidades dos Estados Unidos fazem parte da rede da Fundação Estudar.
Neste ano, quatro alunos do Prep Program se destacam em competições que podem ajudar no processo de seleção do exterior. Dois conquistaram medalhas na Olimpíada de Matemática (prata e bronze), uma em Biologia (bronze) e uma prata no IYPT, competição considerada a Copa do Mundo de Física.
Processo seletivo e formação
O processo seletivo é aberto a estudantes que, em 2026, estarão no último ano do Ensino Médio ou em ano sabático (gap year), e que pretendem se candidatar no ciclo 2026-2027. Para participar, é preciso ter ótimo desempenho acadêmico, inglês avançado, histórico relevante em atividades extracurriculares e não estar matriculado em nenhuma universidade, no Brasil ou no exterior. Não há critério de renda, mas é vetada a participação de quem já é beneficiário de outros programas gratuitos de preparação para candidatura internacional.
Um dos destaques da formação está na preparação para testes padronizados como SAT e ACT, com aulas, simulados e materiais gratuitos. Cada aluno recebe uma carta de recomendação personalizada da Fundação Estudar e participa de sessões de informações exclusivas com representantes de instituições como Brown, Duke, Northwestern, Johns Hopkins e Carnegie Mellon.
O Prep Program promove workshops semanais sobre cada etapa do processo de candidatura, desde a construção da narrativa pessoal e escrita de redações até entrevistas e estratégias para bolsas. Também oferece suporte para elaborar documentos como o school profile e cartas de recomendação, além de orientar no envio de históricos escolares e formulários de auxílio financeiro.
A comunidade é um dos pilares do programa. Além de eventos de integração, clubes liderados por alunos, painéis com ex-participantes e celebrações ao longo do ano, há suporte psicológico gratuito ou de baixo custo para lidar com o processo.