Música
O significado do nome Green Day, odiado por Billie Joe Armstrong

Um dos primeiros passos ao formar uma banda de rock é a escolha do nome. Trata-se de uma parte fundamental da identidade do projeto. Um cartão de visitas junto ao público. Por vezes, no meio do caminho, muda-se a alcunha — caso do Green Day, que nasceu com uma identidade diferente.
O grupo californiano iniciou suas atividades em 1987 como Blood Rage. O baterista Tré Cool sequer fazia parte dessa história.
Meses após a fundação, seus integrantes fizeram a primeira troca. Passaram a se chamar Sweet Children.
Em 1989, uma nova alteração levou à escolha de Green Day. Ficou desse jeito, construindo uam identidade com a qual os fãs se acostumaram.
O significado do nome Green Day
A gravadora responsável pelo primeiro EP do Green Day, 1,000 Hours (1989), recomendou a mudança. A ideia era evitar confusões com o grupo Sweet Baby.
Mas qual o significado do nome que batiza o trio composto por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria)?
A expressão “green day” é muito usada informalmente na região de São Francisco — local de origem do grupo — para o uso de maconha. De maneira mais específica, é empregada para designar alguém que não fará nada no decorrer do dia além de fumar a planta.
Billie Joe Armstrong odeia o nome
Curiosamente, Billie Joe Armstrong não é nem um pouco fã da alcunha. Em um especial ao canal VH1(via Far Out Magazine), o vocalista e guitarrista declarou que Green Day é a pior nome da história na sua opinião.
“Fiquei chapado um dia e decidi escrever como me sentia. Batizei a canção de ‘Green Day’. Saímos de um nome ruim para outro ruim. Acho que nós temos o pior nome no rock, realmente acredito nisso. Para mim, é o pior nome do mundo.”
Armstrong não está sozinho nesta turma de músicos que desprezam o nome de seus projetos musicais. Alex Turner e Dave Grohl já fizeram comentários semelhantes sobre Arctic Monkeys e Foo Fighters, respectivamente.
Green Day gigante independentemente do nome
Billie Joe Armstrong pode até não gostar do nome, mas foi assim que o Green Day se tornou uma das bandas de rock mais populares em todos os tempos.
Com mais de 75 milhões de discos vendidos e cinco prêmios Grammy conquistados, o grupo até hoje se apresenta em grandes arenas e festivais — como o The Town, evento em São Paulo onde toca em 7 de setembro. / Colaborou: Augusto Ikeda.
+++ LEIA MAIS: A opinião de Billie Joe Armstrong sobre memes com ‘Wake Me Up When September Ends’, do Green Day
+++ LEIA MAIS: Blink vs. Green Day: Mark Hoppus revive duelo explosivo nos palcos
+++ LEIA MAIS: Green Day: Billie Joe Armstrong diz que filme American Idiot ‘vai acontecer’
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram