Música
Bruce Willis está bem, mas ‘cérebro falha’; ator mora em casa separada da família

A esposa de Bruce Willis compartilhou o estado de saúde do ator dois anos após o diagnóstico de demência frontotemporal. Emma Heming Willis afirmou que ele está com “uma saúde ótima no geral”, mas expôs os desafios do problema enfrentado por ele — e, de modo compartilhado, por sua família.
Em entrevista a Diane Sawyer para o especial Emma & Bruce Willis: The Unexpected Journey, Heming Willis disse que ela e o resto da família tiveram que aprender novas maneiras de se comunicar com Willis. “É só o cérebro dele que está falhando”, ela diz.
“Bruce ainda se movimenta muito. Bruce está com uma saúde ótima no geral, sabe? É só o cérebro dele que está falhando… A linguagem está falhando, e, sabe, aprendemos a nos adaptar. E temos uma maneira de nos comunicar com ele, que é simplesmente diferente, uma maneira diferente.”
Willis agora mora em uma casa térrea separada, longe da família, mas com cuidados 24 horas por dia. Emma disse que mudar o marido para a casa dele foi “uma das decisões mais difíceis” que ela teve que tomar como cuidadora. Mas acrescentou sentir que era necessário dar ao marido um lar seguro, tranquilo e de fácil locomoção.
“Eu sabia, antes de tudo, que Bruce desejaria isso para nossas filhas. Sabe, ele gostaria que elas estivessem em uma casa mais adequada às necessidades delas, não às dele.”
Outro fator para a mudança teve a ver com a forma como sua demência forçou Emma e as duas filhas do casal, de 11 e 13 anos, a reformularem suas próprias vidas. Por exemplo, a esposa do ator temia que barulhos altos e cenas caóticas pudessem causar agitação, o que a levou a reduzir as visitas de brincadeiras e as festas de pijama das filhas.
“Eu não sabia se os pais se sentiriam confortáveis deixando as filhas em casa, então, novamente, não só fiquei isolada, como isolei toda a nossa família. Sabe, as meninas também ficaram isoladas, e isso foi intencional; eu estava fazendo isso. Foi um momento difícil. Foi um momento muito difícil.”
A segunda casa de Willis fica perto de onde sua esposa e suas filhas ainda moram, e os três ainda veem Willis com frequência, muitas vezes no café da manhã e no jantar. “É uma casa cheia de amor, carinho, carinho e risadas”, disse ela.
Diagnóstico de Bruce Willis
Em 2022, a família de Bruce Willis revelou que ele foi diagnosticado com afasia, uma doença neurodegenerativa, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação de uma pessoa. Emma Heming Willis disse que, antes do diagnóstico, ela notou que “ele ficava um pouco mais quieto” em situações sociais, quando normalmente era “falante e muito engajado”.
“Quando a família se reunia, ele meio que se sentia um pouco distante, muito frio. Não como Bruce, que é muito afetuoso e carinhoso. O oposto disso era alarmante e assustador.”
Quase um ano após o diagnóstico de afasia, ele recebeu um segundo diagnóstico de demência frontotemporal. De acordo com a Associação para Degeneração Frontotemporal (AFTD), “a progressão dos sintomas — no comportamento, na linguagem e/ou nos movimentos — varia de indivíduo para indivíduo, mas a DFT traz um declínio inevitável no funcionamento”.
Agora, dois anos após o diagnóstico, Heming Willis disse que vivenciam “momentos” em que o lado mais vibrante da personalidade de Willis se manifesta.
“Quer dizer, ainda temos esses dias. Não dias, mas momentos. É a risada dele, né? Ele tem uma risada tão gostosa. E, sabe, às vezes você vê aquele brilho nos olhos dele ou aquela faísca, e, sabe, eu simplesmente me transporto. E é difícil porque, tão rápido quanto esses momentos aparecem, eles desaparecem.”
Um livro de Emma Heming Willis sobre os cuidados a Bruce Willis, The Unexpected Journey: Finding Strength, Hope, and Yourself on the Caregiving Path, será lançado em 9 de setembro no exterior.
+++ LEIA MAIS: Como Bruce Willis seguiu trabalhando mesmo com demência frontotemporal
+++ LEIA MAIS: Bill Murray relembra amizade com Bruce Willis: ‘Um cara legal para c*ralho’
+++ LEIA MAIS: Esposa de Bruce Willis sobre mortes de Gene Hackman e Betsy Arakawa: ‘Cuidadores também precisam de cuidados’
+++ LEIA MAIS: Bruce Willis faz rara aparição para agradecer aos socorristas de Los Angeles