Música
Por que Axl Rose furou show em boate de Marcos Mion em SP, segundo roadie

Em 2010, o Guns N’ Roses veio ao Brasil para a quarta passagem pelo país — já haviam tocado aqui em 1991, 1992 e 2001. Além das apresentações oficiais, houve um acordo para que Axl Rose e companhia fizessem um show secreto na Disco, boate de alto padrão em São Paulo. Um dos sócios era o apresentador Marcos Mion.
No entanto, o show não só furou como também acabou em pancadaria. Axl não compareceu, e a equipe técnica da banda saiu na porrada com alguns dos convidados presentes na festa. Silvio “Bibika” Gomes, roadie brasileiro que trabalhou com o Guns N’ Roses na época, relembrou essa história.
Em entrevista ao canal Heavy Metal On Line (via Rockbizz), “Bibika”, que já havia trabalhado com o Sepultura e outros artistas nacionais e internacionais, disse que era comum Axl atrasar para os compromissos da banda. Porém, ninguém imaginava que ele iria furar com o combinado.
Inicialmente, ele recorda:
“Fiz uma turnê com o Guns N’ Roses em que o Axl Rose atrasava quatro horas para os shows. O show estava marcado para 20h30, ele entrava no palco meia-noite. Convidaram os caras para fazer um show fechado em uma boate de playboy na Faria Lima, em São Paulo.”
Segundo o roadie, a condição para que o show secreto rolasse era que fosse realmente secreto. Ou seja, não poderia ser divulgado na imprensa:
“Axl concordou em fazer o show, mas com a condição de ser um show secreto. Ninguém podia falar que estava rolando show do Guns N’ Roses. Não podia entrar mídia e nem nada. E acabou saindo na Folha de S. Paulo que o Guns N’ Roses ia fazer esse show.”
Irritação de Axl Rose — e confusão na boate
Quando a apresentação vazou, Axl ficou irritado e desistiu do show. De acordo com “Bibika”, esse foi o motivo para ele furar com os donos da Disco: “Vazaram a informação, o cara ficou no hotel”.
Em meio à chateação na boate, teve início a confusão:
“Axl Rose ficou sabendo que o show vazou. Ele não foi fazer. Mas já estava a equipe, os roadies, com tudo montado. Aí, chegou um monte de playboy do jiu-jitsu e o segurança da banda encarou os caras, e acabou apanhando. Era um cara contra dezenove caras do Jiu-Jitsu. Machucaram o cara.”
Outro relato
Outras pessoas também já falaram a respeito desse episódio, como o apresentador Felipe Solari, que seria um dos DJs naquela noite. Em entrevista ao podecast Falacadabra, em 2023, ele contou:
“Ele (Axl) iria chegar às 22h, mas não chegou. Depois, às 23h – não chegou. Só que a equipe inteira do Guns já estava lá, com os roadies, alguns músicos, todos já haviam montado o palco. E nada. O Axl não apareceu mesmo.”
Solari descreveu como começou a confusão:
“A briga foi quente. O pau comeu. Virou uma coisa de gringo contra brazuca. Lá na Disco, tinha muita gente do jiu jitsu, uns brabos, também. Então, quando um brabo viu um roadie tocando em um sócio da Disco, o pau começou a quebrar. Acenderam as luzes e todos estavam se pegando.”
O que diz Marcos Mion
Marcos Mion, um dos sócios da Disco, confirma a história:
“Estava a banda toda lá já. Os caras que estavam tocando com ele na turnê. Rolou uma mega porradaria. Real. Tinha muito jiujiteiro amigos dos sócios e os caras tomaram as dores porque tínhamos feito tudo que eles pediram. Rolou um bom investimento em mesa, material, luz, bebida de graça pra uma boate cheia de convidados etc.”
Convidados e prejuízo
O prejuízo na época foi estimado em cerca de R$ 60 mil. Sobrou até para a equipe do programa Pânico na TV. O humorista Carioca, que cobria o evento como o personagem Amaury Dumbo, levou um soco.
Segundo reportagem de Paulo Terron, na Rolling Stone, dentre os seletos convidados para o show secreto estavam estavam a cantora Pitty, a modelo Daniela Cicarelli, Junior, integrantes do NX Zero, do Sepultura e do Capital Inicial.
Recado em pleno show
No dia seguinte, o Guns N’ Roses se apresentou no estádio Palestra Itália (hoje, Allianz Parque). Após ser atingido por um copo de cerveja jogado por uma pessoa do público, Axl se irritou e ameaçou deixar o palco. Ele acabou fazendo o show, mas citou a confusão da noite anterior, na boate Disco, como relembra Felipe Solari:
“Ele respirou fundo e voltou a ser o Axl. Ele perguntou: ‘vocês querem ser um c#zão igual ao cara da boate de ontem à noite?’. No dia seguinte, todo mundo pesquisando, sem saber o que aconteceu. Saiu uma notinha aqui e ali, mas sem explicar.”
+++ LEIA MAIS: A música do Guns N’ Roses que complicava Axl Rose nos shows
+++ LEIA MAIS: A grande crítica que Renato Russo fazia ao Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: A importância de Izzy Stradlin para o Guns N’ Roses, explicada por ex-empresário