Moda
da colagem à inteligência artificial” nesta quarta em Santo André
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/thinacurtis-1.jpg?ssl=1)
A Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André, lança nesta quarta-feira (27/08) às 19h, um novo ciclo de encontros literários dedicados a celebrar a literatura, a criação e o diálogo entre escritores e leitores. Ao longo de cinco meses, autores convidados participarão de mesas mediadas pela escritora, designer editorial e produtora cultural Isabela Veras.
O ciclo tem como objetivo aproximar escritores e leitores, reforçando o papel da biblioteca como um espaço aberto, vivo e em constante construção coletiva. Os encontros buscam provocar conversas sobre processos criativos, práticas editoriais, circulação de ideias e formas de resistência cultural por meio da palavra e da imagem.
A primeira mesa, intitulada “Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial”, acontece no dia 27 de agosto, quarta-feira, às 19h, e reúne Diogo Mendes, Eduardo Kaze e Thina Curtis. O encontro propõe uma reflexão sobre a tecnologia e a produção de quadrinhos no Brasil, abordando temas como autoria, autonomia artística, democratização da produção cultural e o futuro das HQs nacionais diante da inteligência artificial. A mesa também discutirá a arte como ferramenta de luta, em suas dimensões sociais, políticas e culturais, sempre em diálogo com o território de Santo André.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais do que uma palestra, trata-se de um convite à troca, à escuta e à descoberta de novos caminhos entre leitores, criadores e mediadores da palavra.
Diogo Mendes é quadrinista, ilustrador, poeta marginal e artista de rua. Natural de São Bernardo do Campo, mas desde sempre morador de Santo André. É cofundador do coletivo Estúdio Molotov HQ, onde faz histórias em quadrinhos com contexto crítico social sobre a vida da classe trabalhadora em diálogo com o território do ABCDMRR. Foi indicado ao 32° prêmio HQMIX na categoria melhor webtira. Atualmente, representando o Coletivo Cultural Vianinha, apresenta a Ocupação Cultural Cine Pérola, que acontece na Concha Acústica da Praça do Carmo em Santo André, onde mensalmente exibe filmes e documentários seguidos de discussões sobre os temas. Seu trabalho é conduzido fortemente pela temática do cotidiano do trabalhador e pela perspectiva de uma sociedade pautada pela necessidade humana, e não pelo lucro.
Eduardo Kaze é um escritor e jornalista brasileiro, natural de Santo André, conhecido por suas obras literárias e pela primeira HQ do Brasil ilustrada com auxílio da inteligência artificial. Ele é autor de livros como “O Enigma do Cordeiro”, “Paris 20”, Senhor Solitário e da HQ “Os Livros de Jizu”, que explora o julgamento da Terra por um alienígena. Além disso, Kaze é vocalista da banda TAKE 9001, onde mistura música e literatura em suas performances.
Thina Curtis é andreense, fanzineira, poeta, colagista, roteirista de hq, arte-educadora, produtora cultural. Criadora e organizadora do evento itinerante de fanzines e publicações independentes Fanzinada. Autora do livro Brazineiras: O Protagonismo Feminino nos Fanzines, é patrona em espaços como a Fanzinoteka Municipal Thina Curtis de Barueri e na Fanzinoteca de Macaé no Acervo Feminista Thina Curtis do Instituto Federal Fluminense. Premiada com o prêmio Angelo Agostini na categoria melhor fanzine de quadrinhos com o fanzine Café Ilustrado e o Trofeuzine (Prêmio Cria_Ciber) como Mestra do Fanzine Nacional, trofelista nos prêmios Mulher Coragem e Arte em Movimento. Conselheira da Cultura Geek em São Bernardo do Campo. Produziu e dirigiu ao lado de mais dois quadrinistas Kash Fyre e Victor Zanellato o documentário: Além dos Quadros: Memória dos Quadrinistas de Santo André.
Isabela Veras é andreense, mãe solo e feminista, formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Design Gráfico. A frente do Fabricando Ideias, atua com design editorial e produção e gestão cultural. É autora dos livros de contos “coLATERAL” (2022) e “sombras” (2024), ambos pela Alpharrabio Edições. É uma das coordenadoras do Centro Cultural Alpharrabio. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem “Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista”. É Promotora Legal Popular, formada na turma Amelinha Teles em SBC (2024).
Serviço: Encontro com o escritor, “Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial”, com Diogo Mendes, Eduardo Kaze, Thina Curtis e mediação de Isabela Veras.
Data: 27 de agosto de 2025, 19h.
Local: Biblioteca Nair Lacerda, Praça IV Centenário, S/N – Centro, Santo André – SP.