Música
O discreto e belo gesto de Zakk Wylde para ajudar Ozzy em seu show final

Um dos grandes momentos do festival de despedida do recentemente falecido Ozzy Osbourne e do Black Sabbath, o Back to the Beginning, ocorreu durante a execução de “Mama, I’m Coming Home”. A balada é o maior hit da carreira solo de Ozzy nas paradas americanas, principal mercado fonográfico mundial.
Emocionante por si só — e mais ainda pelo contexto —, a canção arrancou lágrimas de vários fãs. E contou também com um belo gesto do guitarrista Zakk Wylde para ajudar seu velho parceiro.
Zakk contou à Guitar World que, durante a execução da música, percebeu que o vocal de Ozzy estava falhando:
“A voz de Oz estava com problemas em certas notas. Eu pensei: ‘Preciso ter certeza de que estou sempre lá para poder dobrar a voz dele’.
O guitarrista decidiu então se aproximar de um microfone de apoio para poder ajudar Ozzy a cantar. Para isso, precisou parar de tocar violão por um breve instante e se mover lateralmente. A cena foi flagrada no vídeo feito por um fã, a partir do 20º segundo:
A explicação de Zakk Wylde
Posteriormente, Zakk explicou:
“Eu estava a um metro de distância do microfone quando comecei a tocar a música. Eu pensei: ‘Preciso chegar perto do microfone’, então tive que quase parar de tocar, levantar o violão e colocá-lo sobre o microfone.”
Ele completou:
“Foi como fazer malabarismo com bolas ou motosserras enquanto estava de skate. Foi bem engraçado… Era para ser o show mais importante de todos, mas tudo pode acontecer na hora!”
“Mama, I’m Coming Home” é um dos grandes sucessos da carreira solo de Ozzy e saiu no álbum No More Tears (1991), trazendo Zakk Wylde como coautor e o saudoso Lemmy, do Motörhead, como letrista.
Zakk não se encontrou com Ozzy Osbourne após fim do show
Em entrevista à Guitar World (via site Igor Miranda), Zakk Wylde revelou que não voltou a encontrar Ozzy pessoalmente após o show. O último momento dos dois juntos foi justamente em cima do palco, tocando “Mama, I’m Coming Home” e outras músicas da carreira solo do vocalista do Black Sabbath.
Ele recorda:
“Achei que veríamos ele mais tarde ou no dia seguinte. Mas não. A última mensagem que recebi do Oz dizia: ‘Zakky, desculpa, as coisas estavam uma loucura. Não te vi. Obrigado por tudo’. Conversamos e dissemos coisas como: ‘Te amo, irmão’. E foi isso.”
+++ LEIA MAIS: Documentário sobre anos finais de Ozzy Osbourne é adiado horas antes da estreia
+++ LEIA MAIS: As 3 bandas gigantescas do rock que Ozzy quis reunir em turnê
+++ LEIA MAIS: Robert Plant dá explicação surpreendente para ausência na despedida de Ozzy